Velocistas da natação aprovam treinamento realizado no Parque Aquático Maria Lenk

O Parque Aquático Maria Lenk, parte integrante do Centro de Treinamento Time Brasil, no Rio de Janeiro, recebeu na última semana os oito velocistas mais rápidos da natação brasileira para um período de treinamentos promovido pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), em parceria com Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). Durante quatro dias, além das atividades na piscina, os nadadores foram avaliados no Laboratório Olímpico e participaram de palestras. Entre os principais objetivos da ação estão criar um sentimento de equipe entre os atletas e desenvolver estratégias gerais para a prova. 

“Hoje o Brasil tem um grupo de atletas muito poderoso nas provas de velocidade da natação. Por isso, a ideia do COB e da CBDA foi reunir esses atletas com um tempo razoável para os Jogos Olímpicos e trabalhar junto essa equipe. Queremos criar entre os atletas um sentido de que cada um tem que nadar pelo outro, que todos estão nadando pelo país”, destacou o diretor de Esportes do COB, Jorge Bichara, que ressaltou ainda que o grupo não está fechado e que o Brasil tem outros atletas com potencial para integrar este revezamento. 

Uma das principais características do atual grupo de velocistas do Brasil é a mescla entre juventude e experiência. Enquanto Bruno Fratus, Marcelo Chierighini e João de Lucca possuem na bagagem duas participações olímpicas, jovens como Pedro Spajari, Breno Correia e Marco Antônio Ferreira Júnior estão em busca de suas estreias no principal evento esportivo do mundo. André Calvello, o mais jovem da turma, com 18 anos, participou dos últimos Jogos Olímpicos da Juventude, em Buenos Aires, onde conquistou duas medalhas de prata em revezamentos. Além deles, o paulista Gabriel Santos, que integrou o Time Brasil no Rio 2016, participou do treinamento no Maria Lenk. Os treinadores Alberto Silva e Brett Hawke comandaram os trabalhos dos atletas na piscina.

“São oito atletas que têm potencial de estar na equipe das próximas competições internacionais e nos Jogos Olímpico do ano que vem. Está todo mundo reunido criando um espírito de equipe e buscando enraizar esse sentimento. Estamos tendo a oportunidade de começar a temporada treinando como um time e isso é extremamente satisfatório. Aqui é uma equipe, a seleção brasileira. Todos têm que trabalhar pelo sucesso do time”, afirmou Bruno Fratus, atual vice-campeão mundial dos 50m livre. 

Com tradição nas provas de velocidade, o Brasil é o atual líder do ranking mundial no o revezamento 4x100m livre, à frente de potências como Austrália, Rússia e Japão. Nos últimos anos, 4x100m livre masculino do Brasil foi vice-campeão mundial em Budapeste em 2017 e, em 2018, ouro no Pan-Pacífico de Tóquio e bronze no Campeonato Mundial em piscina curta (25m) de Hangzhou. Por isso, agora, faltando cerca de um ano e meio para os Jogos Olímpicos, o COB e CBDA manterão contato permanente com estes atletas para acompanhar seus planejamentos e elevar cada vez mais o nível de disputa por uma das seis vagas na prova em Tóquio 2020. 

“O primeiro passo dentro de um revezamento é definir o entrosamento. Viemos de clubes diferentes, então é importante termos essa união, não só na piscina, mas na troca de experiências. Eu, como um dos mais novos do grupo, aproveitei muito esses dias. Todos sabemos que ninguém está garantido nas próximas competições internacionais, mas independente do time a ser formado, o Brasil vai dar o seu melhor”, afirmou o jovem Breno Correia, de 19 anos, um dos grandes destaques do país no último Mundial de piscina curta, na China, onde ajudou o país a conquistar o bronze nos 4x100m e o ouro nos 4x200m livre, com direito a recorde mundial.

A prova dos 200m livre é outra que está no radar do COB e da CBDA. Assim, a bem-sucedida ação de treinamento em conjunto com os atletas dos 100m será replicada nos próximos meses com a equipe dos 200m, outro revezamento com potencial de bons resultados nas próximas competições internacionais.

Foto: Sátiro Sodré/CBDA


Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes