Rússia à beira de ter a suspensão reimposta pela WADA após negar acesso a dados de laboratório

A Rússia está prestes a ter sua suspensão reimposto pela Agência Mundial Antidopagem (WADA) depois que uma equipe de inspeção que visitou o Laboratório de Moscou não teve acesso aos dados brutos para completar sua reintegração total.

A equipe de cinco membros da WADA, liderada pelo especialista independente Dr. José Antonio Pascual, chegou na Rússia na segunda-feira (17), mas voltou para casa sem ter recuperado nenhum dado no Sistema de Gerenciamento de Informações Laboratoriais (LIMS).

As autoridades russas alegaram que o equipamento da equipe de inspeção a ser usado para a extração de dados não havia sido certificado pela legislação do país.

O acesso ao laboratório e dados sobre os atletas russos para o período entre 2011 e 2015 até 31 de dezembro foi uma condição fundamental da controversa decisão da WADA em setembro para restabelecer a Agência Russa Antidoping (RUSADA).

A RUSADA havia sido avisada de que, se qualquer uma das condições não fosse cumprida até o final do prazo do ano, elas ficariam não-conformes novamente.

Essa questão sobre o equipamento não havia sido levantada durante uma reunião inicial em 28 de novembro em Moscou, alegou a WADA que enviou sua equipe de especialistas de volta a Moscou para recuperar os dados.

Pascual está agora preparando seu relatório formal sobre a missão e, como planejado, o relatório será enviado ao Comitê Independente de Avaliação do Cumprimento (CRC) da WADA.

Eles devem se reunir em 14 e 15 de janeiro, quando o status de conformidade com o Código da RUSADA será novamente considerado e a recomendação da CRC será então considerada pelo Comitê Executivo da WADA.

A WADA afirmou que sua equipe está pronta para retornar a Moscou "se o assunto fosse resolvido pela Rússia rapidamente".

O ministro do Esporte da Rússia, Pavel Kolobkov, admitiu na agência de notícias estatal russa TASS que "várias questões técnicas ainda precisam ser resolvidas".

A recuperação dos dados foi apelidada de "a peça que faltava no quebra-cabeça" por funcionários da WADA que afirmam que poderão usá-la para implicar ou exonerar os atletas russos.

Foto:Getty Images

Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes