Morre Jean-François Ballester, técnico de campeões olímpicos de PyeongChang 2018

O técnico de Patinação Artística Jean-François Ballester, de 53 anos, morreu na noite de domingo após sofrer um ataque cardíaco em sua casa, em Chaux-de-Fonds, Suíça. O treinador passou mal após retornar do Tallinn Trophy, competição disputada na Estônia, onde acompanhou alguns de seus alunos, dentre eles os medalhistas de ouro da categoria pares, Miriam Ziegler e Severin Kiefer, da Áustria. 

Ballester era um dos principais treinadores do Centro de Patinação de Chaux-de-Fonds, e possuía uma bem consolidada carreira como técnico especialmente na categoria pares. Francês da Normandia, vindo de uma família dedicada ao esporte—sua mãe e irmã também atuam como treinadoras de patinação artística—trabalhou durante muitos anos em centros de treinamento na França e se mudou para a Suíça em 2014. Ballester foi o técnico do par representante da Alemanha, Aljona Savchenko e Bruno Massot durante sua campanha vitoriosa na temporada 2017-2018, que culminou com a medalha de ouro nas Olimpíadas de PyeongCheng. Após as Olimpíadas, Bruno Massot, também nascido na França, mudou-se para a Suíça e atualmente se dedicava a auxiliar o técnico no treinamento de seus estudantes.

Diversas pessoas do meio da Patinação Artística manifestaram pesar pelo falecimento do treinador francês, bastante querido no ambiente e reconhecido por empregar métodos não-abusivos e dar aos estudantes amplo poder de decisão sobre seus trabalhos. A campeã mundial de Dança no Gelo e medalha de prata nas Olimpíadas de PyeongCheng, Gabriela Papadakis da França, em seu Twitter declarou "Ele era uma das pessoas mais especiais que eu conheci, cheio de alegria, risos, humildade. O mundo perdeu alguém maravilhoso, mas afortunados foram aqueles que cruzaram seu caminho". A pentacampeã austríaca de patinação em pares Miriam Ziegler, uma das atuais alunas de Ballester, em seu Instagram também lamentou a perda: "Ele era meu apoiador, meu mentor e acima de tudo um amigo querido". 

A vice-presidente do Centro de Patinação de Chaux-de-Fonds, Véronique Hintzy anunciou a realização de um ato em homenagem ao treinador na noite de quarta-feira, reservado aos membros do clube e familiares do treinador. Homenagens públicas devem ser realizadas proximamente, mas não há uma previsão de data ou local.


Fotos: CPCDF/Getty

Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes