Últimas Notícias

Hugo Calderano faz história ao vencer chinês número 1 do mundo e avança para a semi-final do Grand finals de tênis de mesa

Hugo Calderano fez história novamente no tênis de mesa. Na madrugada deste sábado (15), em Incheon, na Coreia do Sul, o carioca de 22 anos bateu o chinês Fan Zhendong, número 1 do ranking mundial e eleito o melhor jogador da temporada, por 4 a 2 (11/6, 12/10, 4/11, 11/5, 9/11 e 11/9), pelas quartas de final do ITTF Grand Finais, competição que reúne os 16 melhores mesa-tenistas do Circuito Mundial.

“Estou muito feliz. Já havia jogado quatro vezes contra ele e só havia vencido um set até então. Foi a melhor performance da minha carreira”, reconheceu o brasileiro.

E foi realmente espetacular. A segurança de Calderano a cada jogada mostrou que ele está realmente no patamar mais alto do tênis de mesa mundial. No primeiro set, um jogo muito equilibrado até o 6 a 6. Ninguém conseguia abrir dois pontos de vantagem. Calderano marcou cinco pontos consecutivos, para sair na frente no duelo.

Zhendong voltou mais forte no segundo set e passou a dominar o confronto. Quando o marcador apontava 8 a 6 para o chinês, o brasileiro conseguiu uma série de defesas em um rali espetacular. Daí em diante, a confiança voltou a ficar alta e Calderano fechou mais um set, em 12 a 10.

O único momento preocupante de Calderano na partida foi no terceiro set, quando Zhendong teve uma fácil vitória por 11 a 4. Mas, na quarta parcial, o brasileiro foi praticamente perfeito. Chegou a abrir 9 a 3 no placar. O semblante do número 1 do mundo já havia se alterado e a irritação contrastava com a frieza absoluta de quem dominava o confronto. Vitória incontestável, por 11 a 5.

Novo equilíbrio no quinto set. Zhendong mostrou que ainda tinha possibilidade de criar problemas e fechou em 11 a 9. Mas era dia de show brasileiro na Coreia do Sul. No sexto set, Calderano novamente perdia por 8 a 6, quando conseguiu dois pontos espetaculares, que parecem ter tirado definitivamente a concentração do adversário. Vitória por 11 a 9, garantindo o triunfo. 

Hugo Calderano é o único não-asiático ainda na disputa nos torneios individual e de duplas, tanto no masculino quanto no feminino, terá mais um desafio neste sábado. O adversário será o japonês Tomokazu Harimoto, quinto do ranking mundial, de apenas 15 anos, às 8h50 (horário de Brasília), na disputa por uma vaga na decisão.


foto: Reprodução/ ITTF TV

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar