Últimas Notícias

Coreias do Norte e do Sul se reunirão com o COI para discutir candidatura olímpica conjunta para os Jogos de 2032


Os países confirmaram a intenção de assinar uma carta de compromisso para concorrer conjuntamente às Olimpíadas e Paraolimpíadas dos Jogos Olímpicos de Verão 2032.

A decisão foi tomada nas últimas conversas entre os dois países, em um escritório na cidade de Kaesong, na fronteira com a Coreia do Norte.

O vice-ministro do Esporte da Coreia do Sul, Roh Tae-kang, e seu colega norte-coreano, Won Kil-u, lideraram as delegações na reunião. Um acordo foi feito para ser entregue uma carta conjunta ao COI, na capital olímpica Lausanne, em 15 de fevereiro do próximo ano.

Um comunicado emitido após a reunião afirmou que uma delegação das duas coreias se reuniria com autoridades esportivas em sua visita ao COI, em Lausanne. Os detalhes exatos ainda não foram revelados, mas acredita-se que Seul e Pyongyang tenham um forte influência nos planos.

O presidente sul-coreano, Moon Jae-in, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, concordaram em lançar uma proposta conjunta para as Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2032, após uma cúpula em Pyongyang, em setembro. A decisão marcou o mais recente show de diplomacia esportiva entre os dois países.

A Coreia do Norte competiu nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018, em Peyongyang, no sul do país, em fevereiro, após um anúncio surpresa no dia de Ano Novo pelo líder Kim. Ambas as Coreias desfilaram juntas - sob uma bandeira unificada - na Cerimônia de Abertura, bem como reuniram uma equipe de hóquei no gelo feminino.

Os esforços foram anunciados como um passo importante para aliviar a tensão entre as duas nações. O COI expressou apoio a outras iniciativas, incluindo equipes conjuntas para Tóquio 2020. Uma declaração da última reunião confirmou a intenção de formar uma única equipe em eventos propostos pelas Federações Internacionais para os Jogos. Discussões sobre aspectos práticos, como o treinamento conjunto de equipes antes dos Jogos, devem continuar nos próximos meses.

Após as Olimpíadas de Inverno, várias equipes coreanas conjuntas participaram de eventos esportivos. Equipes coreanas unificadas competiram nos Jogos Asiáticos de Jacarta e Palembang em agosto e setembro, em corridas, remo e basquete feminino. Seleções unificadas também participaram de competições de judô e tênis de mesa e uma equipe conjunta também deve participar do Campeonato Mundial de Handebol masculino no próximo mês.

Reportagens sul-coreanas sugerem, ainda, que as lideranças dos países acordaram competir em eventos paralímpicos em Tóquio, bem como marchar em conjunto nas Cerimônias de Abertura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

Foto: Divulgação

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar