Yuzuru Hanyu está oficialmente fora da final do Grand Prix de Patinação Artística 2018

A Federação Japonesa de Patinação (JSF) disse em um comunicado nesta quinta-feira que o bicampeão olímpico Yuzuru Hanyu está oficialmente fora das finais do Grand Prix de Patinação Artística. Hanyu, de 23 anos está em recuperação de um severo entorse de tornozelo sofrido durante os treinos do programa livre da Rostelecom Cup, na Rússia, e deve ficar afastado por no mínimo dois meses.

Segundo o comunicado da JSF, Hanyu foi diagnosticado com lesões no tornozelo direito, que atingiram os ligamentos laterais externos, o ligamento deltóide e o tendão do músculo peroneal. O problema atual é uma recidiva da grave contusão sofrida pelo bicampeão olímpico durante os treinos do NHK Trophy de 2017, mas ocorreu com menor gravidade e tem um prognóstico melhor. 

De acordo com o divulgado, a contusão sofrida na Rostelecom Cup aparentemente não teria relação com outra grande lesão anterior: um estiramento e inflamação do ligamento de lisfranc, ocorrido no final de 2015. A recomendação médica para a recuperação desta vez consiste em três semanas de repouso imobilizado e pelo menos um mês de reabilitação com fisioterapia, o que deve afastar Hanyu também da disputa do Campeonato Nacional do Japão, no final de dezembro. A JSF não comentou maiores detalhes sobre o tipo dos tratamentos a serem empregados para a recuperação ou a possibilidade de se efetuar uma intervenção cirúrgica corretiva nos ligamentos danificados.

Yuzuru Hanyu venceu suas duas etapas classificatórias para o Grand Prix—Finlândia e Rússia—onde atingiu a marca de 16 recordes mundiais quebrados ao longo de sua carreira. Na Rússia, etapa onde sofreu o acidente nos treinos ao tentar um salto quádruplo loop, apresentou o programa livre com um planejamento simplificado que ainda lhe valeu a medalha de ouro. Patinando sob o efeito de analgésicos, o bicampeão olímpico compareceu à entrevista coletiva após a prova e à cerimônia de premiação de muletas e não participou da exibição de gala do evento.

Para a vaga deixada por Yuzuru Hanyu na final do Grand Prix, entra o representante do Canadá Keegan Messing. Messing, de 26 anos é um dos três patinadores nesta temporada a divulgar treinos e tentativas para a realização de um salto quádruplo axel durante uma competição oficial. Os outros dois são o próprio Hanyu e o russo Artur Dmitriev Jr. As finais do Grand Prix de Patinação Artística nas divisões junior e senior serão disputadas em Vancouver, no Canadá, a partir do dia 6 de Dezembro.



Foto: Getty

Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes