Gana é anunciada como sede dos Jogos Africanos de 2023

O Comitê Olímpico de Gana (GOC) anunciou que conquistou os direitos de sediar os Jogos Africanos de 2023. Será a primeira vez que o país organizará o evento multiesportivo.
 
O vice-ministro do Esporte de Gana, Perry Okudzeto, confirmou que estava concorrendo ao evento no mês passado, com sugestões de que o esforço seria centrado em torno de uma cidade, provavelmente a capital Accra.
 
O presidente do GOC, Ben Nunoo Mensah, afirmou que o país havia superado o desafio contra o Egito de sediar os Jogos: "Tecnicamente, Gana venceu a dispusta para os Jogos Africanos de 2023, mas devemos esperar que a delegação retorne e faça o anúncio formal", disse ele à emissora de rádio ganesa Happy FM . "O Egito foi a maior ameaça para Gana, mas o Ministério fez uma boa proposta", completou.
 
Relatórios locais também afirmaram que a Nigéria e Burkina Faso apresentaram propostas para os Jogos. A decisão parece dar à Associação dos Comitês Olímpicos Nacionais da África (ANOCA) alguma segurança necessária sobre o futuro do evento.
 
A organização estava, nos últimos tempos, voltadas a encontrar um anfitrião para 2019, após a retirada da Guiné Equatorial em novembro de 2017. Marrocos se disponibilizou e receberá o evento continental, a primeira em solo marroquino desde 1978, em Argel.

Marrocos havia deixado a União Africana em 1984, depois que a entidade reconheceu a independência da República Democrática Árabe Saaraui, também conhecida como Saara Ocidental.
A disputa sobre o Saara Ocidental, que o Marrocos alega ser parte de seu território, levou Marrocos a ficar fora da União Africana por três décadas. Eles foram readmitidos no corpo no ano passado. Será a primeira vez que o Marrocos organizará o evento.
 
Brazzaville, no Congo, sediou a última edição dos Jogos, que foram atingidos por uma série de críticas, principalmente devido à falta de oportunidades de qualificação olímpica. Espera-se que os jogos do próximo ano atuem como qualificatória olímpica em algumas modalidades.

Foto: Ghanafuo.com

 

Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes