Últimas Notícias

Ex-diretor do Masters de Paris afirma que trocou piso da quadra do torneio para favorecer Federer

Diretor do Masters 1000 de Paris entre 2007 e 2011 e atualmente dirigindo o ATP de Marselha, Jean-François Caujolle afirmou que o título conquistado por Roger Federer sete anos atrás no Palácio de Bercy não foi obra do acaso e revelou, em entrevista ao L’Equipe que várias mudanças foram feitas no piso das quadras para que o suíço jogasse a competição.

"Ele é meu jogador favorito, apesar de que nós os diretores de torneio devemos ter certa moderação, eu já tinha minhas preferências (risos). Conclui que seria bom para o torneio que Roger fosse campeão aqui antes que eu deixasse o torneio".

"Entre 2003 e 2007 ele não veio jogar. Foi então que entramos em contato com sua equipe para perguntar a razão disso. E o que era é que ele não gostava nada do piso que usávamos naquela época  e aí nos sugeriram entrar em contato com uma empresa austríaca que fabricava um tipo de resina semelhante a que usava o torneio de Viena. Assim fizemos. Entramos em contato com a empresa e mudamos o piso. Quando ele chegou no torneio percebeu que a quadra não era tão diferente do resto do circuito e me disse que as quadras pareciam as de Indian Wells e Miami, onde tinha perdido duas vezes para [o argentino Guillermo] Cañas", continuou explicando.

"Daí comecei a buscar por materiais que fizessem um monte de bolas baixas e que tornassem a bola mais rápida. Em 2010 conseguimos construir a quadra mais rápida do mundo. esta quadra se adapta muito melhor ao jogo de Federer do que de [Rafael] Nadal, isso é certo (sorri). O curioso é que naquele ano jogadores como [Ivan] Ljubicic e [John] Isner perderam na primeira rodada. A quadra não favorecia os grandes sacadores, mas sim os grandes voleadores. Finalmente em 2011 conseguiu ganhar o torneio. Desde então, fomos tornando a quadra mais lenta, mas digo que ainda é das mais rápidas", concluiu, que ainda analisou a performance do suíço de 37 anos a quem viu "jogando muito bem", no inicio da semana.

Federer venceu o Master de Paris em 2011 batendo Jo-Wilfried Tsonga.


foto: Getty Images

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar