Últimas Notícias

Brasil fica fora do pódio no segundo dia da etapa de Haia do Grand Prix de Judô

Depois de abrir a etapa de Haia (NED) do Grand Prix de Judô com uma prata de Eleudis Valentim na sexta, a seleção brasileira de judô chegou à duas disputas por bronzes neste sábado, 17. Mas, as medalhas de Maria Portela (70kg) e Eduardo Barbosa (73kg) não vieram e ambos terminaram em quito lugar, melhores resultados do Brasil no segundo dia de competições na Holanda.

Cabeça-de-chave número um em Haia, Portela estreou já nas oitavas-de-final, onde venceu Yarden Mayersohn, de Israel, nas punições. Nas quartas, mais uma vez nas punições, a brasileira levou a melhor sobre a italiana Alice Bellandi e chegou à semifinal.

Nessa fase, porém, Portela sofreu um ippon nos segundos finais da luta com a britânica Sally Conway, bronze no Rio em 2016, que foi campeã do Grand Prix.

Na luta pelo bronze, a brasileira encarou a alemã Miriam Butkereit, que conseguiu um waza-ari para superar Portela e ficar com a medalha.

Eduardo Barbosa (73kg) também teve bom desempenho nas preliminares, vencendo Ahmed El Meziati, do Marrocos, e Artem Khomula, da Ucrânia, até chegar às quartas, onde desbancou o georgiano Lasha Shavdatuashvili, campeão olímpico no 66kg em Londres e bronze no Rio no 73kg, que chegou à Haia como cabeça-de-chave número um e terminou com o bronze.

Assim como Portela, Eduardo caiu na semifinal, para o russo Musa Mogushkov, que finalizou a competição com o título dos Leves.

Na busca pelo bronze, o brasileiro enfrentou Victor Sterpu, da Moldávia, em luta equilibrada definida apenas nas punições. Barbosa forçou duas ao adversário, mas sofreu três, ficando, assim, com a quinta colocação.

Outros quatro brasileiros lutaram neste sábado, mas não avançaram às decisões pelas medalhas. No meio-médio, Ketleyn Quadros perdeu na estreia para a russa Valentina Kostenko, enquanto Yanka Pascoalino parou na britânica Alice Schlesinger, que ficou com a prata nesta categoria.

No mesmo peso de Portela, o médio feminino, Ellen Santana encarou Sara Rodriguez, da Espanha, na primeira luta, mas caiu de waza-ari a poucos segundos do fim do combate e não conseguiu a reação.

No leve masculino, além de Eduardo Barbosa o Brasil teve David Lima, que caiu na primeira rodada diante do polonês Wiktor Mrowczynski.

O Grand Prix de Haia continua neste domingo, 18, com as disputas das últimas categorias: 90kg, 100kg e +100kg entre os homens, e 78kg e +78kg entre as mulheres. Samanta Soares (78kg), Rafael Macedo (90kg), Eduardo Bettoni (90kg), Leonardo Gonçalves (100kg) e Rafael Buzacarini (100kg) representarão o Brasil no último dia. 

Foto: Divulgação


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar