Thomas Bach e Moon Jae-In se encontram para discutir proposta conjunta das Coreias para Olimpíadas de 2032

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, conversou com o líder sul-coreano Moon Jae-in para discutir a proposta conjunta coreana para as Olimpíadas de 2032.

O alemão conheceu Moon na Assembléia Geral das Nações Unidas em andamento em Nova York.

Moon, que se dirigiu à Assembléia, e o líder norte-coreano Kim Jong-un concordaram em lançar uma proposta conjunta para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2032 em uma cúpula em Pyongyang no início deste mês.

A promessa na capital norte-coreana foi o mais recente exemplo de esporte que funciona como uma ferramenta de paz entre os dois vizinhos, que tecnicamente permanecem em guerra.

A Coréia do Norte competiu nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang, em 2018, em fevereiro.

Ambas as Coréias marcharam juntas sob uma bandeira unificada na Cerimônia de Abertura e também reuniram uma equipe de hóquei no gelo feminina.

Bach disse aos jogos que "acolhe muito" a possibilidade de uma oferta conjunta em um comunicado em 19 de setembro.

Um comunicado a imprensa do COI afirmou que, nas conversas, Moon agradeceu a Bach e disse que "os recentes desenvolvimentos de paz na Península Coreana só foram possíveis devido à participação da Coreia do Norte nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang 2018".

Ele também disse que essa participação "só foi possível por causa do papel desempenhado pelo COI e pelo presidente Bach", de acordo com o comunicado.

"Ele também disse ao presidente Bach que, na última cúpula em Pyongyang, o líder norte-coreano, Kim Jong-un, expressou a mesma opinião", continuou o comunicado do COI.

"Por esta razão, eles decidiram já apresentar uma candidatura conjunta para 2032 e também iniciar um diálogo sobre isso o mais rápido possível".

Mais detalhes sobre a proposta conjunta 2032 ainda não foram revelados, como locais e cidades-sede planejadas, embora se alega que as capitais Seul e Pyongyang sejam as cidades favoritas para sediar os Jogos.

Foto:COI

Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes