Últimas Notícias

Grand Prix de Patinação Artística 2018 - Skate Canada: Dia 1


Favoritos em Duplas e Dança no Gelo com atuações vitoriosas e uma quase classificação para a final; favoritos nas provas individuais cometendo erros e perdendo para adversários em boa fase: esse foi o resumo do dia de competições do Skate Canada, evento válido para o Grand Prix de Patinação Artística, que teve as disputas dos programas curtos de todas as categorias nesta sexta-feira.



Pares:


Com um programa com saltos e lançamentos seguros e uma performance de elementos no chão rápida e criativa, a dupla francesa Vanessa James e Morgan Ciprés garantiu o primeiro lugar do programa curto, somando 74.51 pontos. Sobre o resultado, Ciprés afirmou esperar mais da própria atuação: "Não foi o nosso melhor, mas estamos felizes pela luta que fizemos hoje". Vanessa James lembrou que as novas regras fazem que a disputa seja naturalmente mais acirrada: "Todos estão trabalhando pesado e tentando ser um pouco mais inovadores. Eu não conto ninguém como fora do jogo em qualquer competição".

Os chineses Cheng Peng e Yang Jin fizeram uma apresentação animada, que lhes valeu a segunda colocação do dia. Em terceiro lugar, Kirsten Moore-Towers e Michael Marinaro do Canadá ficaram em terceiro. Moore-Towers explicou  que a dupla quis entregar um programa mais intenso, mas sem erros, para garantir um bom posicionamento para o segundo dia: "Nosso principal objetivo para esta competição era não tirar a nós mesmos do jogo na primeira parte. Somos no geral uma dupla mais forte no programa livre e queríamos poder começar com força também".

CLASSIFICAÇÃO - PARES-PROGRAMA CURTO:

1. Vanessa James/Morgan Ciprés (FRA) 74.51 pontos
2. Cheng Peng/Yang Jin (CHN) 72.00 pontos
3. Kirsten Moore-Towers/ Michael Marinaro (CAN) 71.26 pontos
4. Aleksandra Boikova / Dmitrii Koslovskii (RUS) 64.57 pontos
5. Ekaterina Alexandrovskaya/Harley Windsor (AUS) 60.77 pontos
6. Evelyn Walsh/Trennt Michaud (CAN) 59.59 pontos
7. Camille Ruest/Andrew Wolfe (CAN) 57.53 pontos
8. Haven Denney/ Brandon Frazier (EUA) 55.31 pontos


Masculino:


Uma surpresa no primeiro dia: o favorito Shoma Uno, do Japão, medalhista de prata nas Olimpíadas de PyeongChang teve uma performance com falhas, erros em saltos e piruetas e uma queda feia na saída de um salto triplo axel, colidindo com força na mureta de proteção. Uno não se feriu e garantiu uma boa pontuação na coreografia vigorosa e dificuldade dos elementos apresentados, mas os erros custaram caro: acabou ficando atrás do canadense Keegan Messing, vencedor do Nebelhorn Trophy em setembro. Messing foi ovacionado pela torcida ao fazer a melhor performance do dia e única acima dos 90 pontos, com um programa preciso e com ênfase em saltos difíceis. Apenas 0,01 ponto atrás de Uno, o sul-coreano Jun Hwan Cha fez uma apresentação limpa e fluida. O russo Alexander Samarin terminou 0,8 ponto atrás de Cha, na quarta colocação.

Shoma Uno se mostrou decepcionado com a própria atuação: "Desapontamento e arrependimento são as emoções sobre minha performance". Respondendo sobre o layout ousado, com dois saltos quádruplos num programa curto, explicou: "Não foi para assumir um alto risco, é que eu simplesmente não consigo fazer triplos".

CLASSIFICAÇÃO - MASCULINO-PROGRAMA CURTO:

1. Keegan Messing (CAN) 95.05 pontos
2. Shoma Uno (JPN) 88.87 pontos
3. Jun Hwan Cha (COR) 88.86 pontos
4. Alexander Samarin (RUS) 88.06 pontos
5. Daniel Samohin (ISR) 84.90 pontos
6. Alexander Majorov (SUE) 84.64 pontos
7. Nam Ngyuen (CAN) 82.22 pontos
8. Kazuki Tomono (JPN) 81.63 pontos
9. Brendan Kerry (AUS) 80.99 pontos
10. Kevin Aymoz (FRA) 78.83 pontos
11. Jason Brown (EUA) 76.46 pontos
12. Roman Sadovsky (CAN) 67.72 pontos


Dança no Gelo:


Os norte-americanos Madison Hubbel e Zachary Donohue (foto) não deram chances à concorrência, ganharam com facilidade a dança rítmica e estão a um passo de se tornarem os primeiros patinadores já classificados para a final do Grand Prix, a ser disputada em dezembro no Canadá. Um dia de boas performances também para os outros dois pares nas três primeiras colocações, todos somando mais de 70 pontos.

CLASSIFICAÇÃO - DANÇA NO GELO - DANÇA RÍTMICA (TANGO)

1. Madison Hubbell/Zachary Donohue (EUA) 80.49 pontos
2. Victoria Sinistina/Nikita Katsalapov (RUS) 74.66 pontos
3. Olivia Smart/Adrian Diaz (ESP) 72.35 pontos
4. Marie-Jade Lauriault/Romain Le Gac (FRA) 68.90 pontos
5. Shiyue Wang / Xinyu Liu (CHN) 66.96 pontos
6. Piper Gilles / Paul Poirier (CAN) 66.95 pontos
7. Anastasia Skoptcova / Kirill Aleshin (RUS) 62.68 pontos
8. Robynne Tweedale/Joseph Buckland (ING) 62.65 pontos
9. Carolane Soucisse/Shane Firus (CAN) 57.10 pontos
10. Haley Sales/Nikolas Wamsteeker (CAN) 57.09 pontos


Feminino:

A russa Elizaveta Tuktamysheva confirmou a boa fase, abriu o programa com um salto triplo axel, não errou e ficou na liderança isolada do programa curto, com 74.22 pontos. Em segundo ficou Wakaba Higuchi: recuperada de uma lesão no pé, a japonesa fez uma boa apresentação e ficou com o segundo lugar, 8 pontos atrás. Também do Japão, Mako Yamashita ficou em terceiro e a norte-americana Starr Andrews ficou em quarto lugar. 

Duas favoritas não foram bem: Elisabet Tursynbaeva do Cazaquistão teve partes do programa com erros de sub-rotação e ficou em sexto. A russa Evgenia Medvedeva, medalha de prata nas Olimpíadas de PyeongChang teve problemas e quase caiu numa combinação de saltos interrompida na metade: o elemento foi altamente penalizado e Medvedeva, mesmo com a melhor soma de elementos artísticos do dia, acabou apenas na sétima colocação.

CLASSIFICAÇÃO - FEMININO-PROGRAMA CURTO:

1. Elizaveta Tuktamysheva (RUS) 74.22 pontos
2. Wakaba Higuchi (JPN) 66.51 pontos
3. Mako Yamashita (JPN) 66.30 pontos
4. Starr Andrews (EUA) 64.77 pontos
5. Mariah Bell (EUA) 63.35 pontos
6. Elisabet Tursynbaeva (CAZ) 61.19 pontos
7. Evgenia Medvedeva (RUS) 60.83 pontos
8. Alaine Chartrand (CAN) 60.47 pontos
9. Alicia Pineault (CAN) 59.02 pontos
10. Yura Matsuda (JPN) 53.35 pontos
11. Daria Panekova (RUS) 51.41 pontos


Não Competiu: Veronik Mallet (CAN)



Foto: Getty/ISU

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar