Últimas Notícias

Campeão paralímpico da natação se aposenta e afirma que a nova classificação é degradante

Campeão dos 100 metros costas nas Paralímpiadas de Londres 2012, Jonathan Fox, anunciou sua aposentadoria do esporte após reclassificação e problemas de saúde.

"Vinte e dezoito tem sido um pouco redemoinho para mim e agora parece um momento adequado para se afastar do esporte e se concentrar na minha saúde", disse Fox.

Fox começou sua carreira paralímpica em Pequim 2008, onde ganhou uma medalha de prata nos 100 metros de costas do S7.

O britânico levou o ouro em suas Olimpíadas de casa em 2012 no mesmo evento.

Fox tem também dois ouros em campeonatos mundiais, um em 2010 em Eindhoven (Holanda) e o outro em Montreal (Canadá) no Mundial de 2013.

Fox detém o recorde mundial nos 100m costas S7 com o tempo de 1min 09.82seg conseguido no Campeonato Mundial em Sheffield em junho de 2013.

Suas últimas medalhas paralímpicas aconteceram no Rio 2016, ganhando prata nos 400m livre e 100m nado costas.

Mas, as novas regras de classificação estabelecidas pelo IPC no início de 2018 significaram que a Fox agora é obrigado a competir na categoria S8 ao invés da S7.

Em sua nova categoria, o ranking mundial da Fox despencou, tornando mais difícil para ele ser competitivo.

O atleta afirmou que com a nova classificação ele não pode disputar os Jogos da Commonwealth e o Europeu em Dublin pois ambos eram difíceis.

Seu diagnóstico de diabetes também prejudicou sua vida, mas Fox disse à BBC Sport que ele poderia continuar sua carreira no esporte.

Fox revelou que espera continuar no esporte e recentemente completou seu Nível 1 de Ensino de Natação.

Suas contribuições para o esporte foram reconhecidas pelo diretor de performance nacional da British Para-Swimming, Chris Furber.

Foto:British Para-Swimming

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar