Campeão paralímpico da natação se aposenta e afirma que a nova classificação é degradante

Campeão dos 100 metros costas nas Paralímpiadas de Londres 2012, Jonathan Fox, anunciou sua aposentadoria do esporte após reclassificação e problemas de saúde.

"Vinte e dezoito tem sido um pouco redemoinho para mim e agora parece um momento adequado para se afastar do esporte e se concentrar na minha saúde", disse Fox.

Fox começou sua carreira paralímpica em Pequim 2008, onde ganhou uma medalha de prata nos 100 metros de costas do S7.

O britânico levou o ouro em suas Olimpíadas de casa em 2012 no mesmo evento.

Fox tem também dois ouros em campeonatos mundiais, um em 2010 em Eindhoven (Holanda) e o outro em Montreal (Canadá) no Mundial de 2013.

Fox detém o recorde mundial nos 100m costas S7 com o tempo de 1min 09.82seg conseguido no Campeonato Mundial em Sheffield em junho de 2013.

Suas últimas medalhas paralímpicas aconteceram no Rio 2016, ganhando prata nos 400m livre e 100m nado costas.

Mas, as novas regras de classificação estabelecidas pelo IPC no início de 2018 significaram que a Fox agora é obrigado a competir na categoria S8 ao invés da S7.

Em sua nova categoria, o ranking mundial da Fox despencou, tornando mais difícil para ele ser competitivo.

O atleta afirmou que com a nova classificação ele não pode disputar os Jogos da Commonwealth e o Europeu em Dublin pois ambos eram difíceis.

Seu diagnóstico de diabetes também prejudicou sua vida, mas Fox disse à BBC Sport que ele poderia continuar sua carreira no esporte.

Fox revelou que espera continuar no esporte e recentemente completou seu Nível 1 de Ensino de Natação.

Suas contribuições para o esporte foram reconhecidas pelo diretor de performance nacional da British Para-Swimming, Chris Furber.

Foto:British Para-Swimming

Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes