Últimas Notícias

Presidente da confederação de esportes alemão cogita boicote nos Jogos Europeus 2019, após série de prisões em Minsk


Alfons Hörmann, presidente da Confederação Alemã de Desportos Olímpicos (DOSB), está a considerar um boicote do país nos Jogos Europeus de 2019 na capital bielorrussa Minsk, na sequência da recente detenção de jornalistas no país. Ele disse ao "Deutschlandfunk" que um boicote não foi descartado, se as coisas continuarem a se desenvolver como as que aconteceram no local.

Na Bielorrússia, que tem sido governada pelo presidente Alexander Lukashenko por 24 anos, houve uma onda de prisões de jornalistas na semana passada. A Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) descreveu o procedimento como completamente desproporcional.

O jornalista da Deutsche Welle, Paulyuk Bykowski, membro de um grupo acusado de acessar ilegalmente notícias da agência estatal de notícias, foi libertado da prisão na semana passada.

Hörmann explicou que os desenvolvimentos em Belarus eram preocupantes. Mas também disse que, em geral, o DOSB acredita que boicotar não é um bom instrumento e só pode ser questionado onde existem condições completamente inaceitáveis. Ele acrescentou que o DOSB deve em particular, também levar em conta que em alguns esportes, as qualificações olímpicas para Tóquio 2020 serão disputadas em Minsk.

"Para nós, os atletas são o foco e seus interesses estão naturalmente em primeiro plano", disse ele.

Hörmann disse ainda que o financiamento de uma equipa alemã para a segunda edição dos Jogos Europeus em Minsk ainda não está garantido.

"Estamos em discussões intensas e abertas com o BMI, o Comitê de Esportes e o Comitê de Orçamento sobre como lidamos com os Jogos e, em última análise, surge a questão de se vamos ou não participar nele", acrescentou.

"O DOSB tem sido relutante em julgar os Jogos Europeus desde o início, o que tem sido a coisa certa a se fazer em retrospecto, e é preciso perguntar se esse formato realmente importa para os atletas, o público e as associações europeias. Um pré-requisito essencial para isso seria encontrar anfitriões adequados e universalmente aceitos para o futuro dos Jogos Europeus", completou.

Foto: Getty Images


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar