Últimas Notícias

COI não vê avanços na Aiba e boxe continua sob risco de ficar de fora dos Jogos de Tóquio

A disputa do boxe nos Jogos de Tóquio, em 2020, segue sob risco. Nesta quinta-feira(19), depois de mais um dia de reuniões em Lausanne (SUI), o Comitê Olímpico Internacional afirmou que não viu avanço nas resoluções dos problemas dentro da Federação Internacional de Boxe (Aiba) e manteve a suspensão do apoio financeiro à entidade.


Em coletiva dada após as reuniões do Comitê Executivo do COI, o porta-voz Mark Adams afirmou que a entidade segue à espera de melhoras na Aiba. Em outubro do ano passado, o presidente Wu Ching-Kuo foi afastado por má gestão financeira e suspeita de corrupção. Por isso, afirmou que vai esperar o encontro da AIBA programado para o fim do ano, em Tóquio.

"Nós estamos esperando pela confirmação de que estão cuidando de vários problemas. E há também a questão da implementação (das resoluções). Mesmo se estivermos felizes, e eu não tenho certeza se estamos, com tudo o que foi feito ainda teremos de esperar pela implementação das ações. Então, temos de esperar para ver para tomarmos alguma decisão. Como eu disse, percebemos que ainda há questões mal resolvidas sobre governança, ética e finanças. Vamos esperar para tomar qualquer decisão."

Em janeiro, o COI suspendeu o apoio financeiro depois que a entidade promoveu Gafur Rakhimov ao cargo de presidente interino. À época, ao fim do Executive Board, realizado em PeyongChang, na Coreia do Sul, palco da Olimpíada de Inverno, o presidente Thomas Bach foi ainda mais duro e ameaçou tirar o boxe dos Jogos de Tóquio 2020.

Adams disse que o nome de Rakhimov, que planeja assumir definitivamente o comando da Aiba, foi discutido, mas evitou entrar em detalhes. Ainda assim, afirmou estar confiante na resolução dos problemas até Tóquio.

"Estamos confiantes de que tudo possa ser resolvido a tempo. Claro, ainda precisamos ver como as mudanças serão implementadas, mas estamos confiantes."

Por outro lado, o porta-voz afirmou que o COI viu avanços no combate da Federação Internacional de Levantamento de Peso (IWF) no combate ao doping. Assim, afirmou que a entidade seguirá sendo observada, mas sem o risco, por ora, de suspensão.

foto:Getty Images

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar