Últimas Notícias

Coluna Buzzer Beater- O fenômeno Luka Doncic

Não se fala de outra coisa no mundo do basquete a não ser de Luka Doncic, esse jovem esloveno de 19 anos que vem assombrando o basquete europeu e a NBA está louca para tê-lo na sua liga. E não é pra menos, ele vem fazendo história, jogando um basquete absurdo de bom e não é loucura dizer que estamos vendo a história sendo escrita com esse rapaz.


Mas o que Doncic tem de tão especial? Simples, o QI de basquete desse menino é fenomenal, muito acima da média para um garoto de sua idade. Bom passador, ótima visão de jogo, excelente arremessador, ele pode jogar tranquilamente nas posições 1,2 e 3 sem deixar a desejar em nada. Não é à toa que com 16 anos ele já fazia parte do elenco adulto do Real Madrid, um dos maiores clubes europeus; Aos 18, comandou a Eslovênia ao título europeu de 2017. Goran Dragic, que era considerado o melhor jogador esloveno, se despediu da seleção dizendo: 'Doncic não é mais futuro, ele é o presente da seleção eslovena'. E aos 19, Doncic liderou o Real Madrid ao titulo da Euroleague, ganhando o prêmio de MVP da temporada regular e do final four, o mais jovem da história.

Os times da NBA o querem demais, porque sabem que ele está pronto para o basquete americano e seu basquete pode alcançar níveis inimagináveis na liga americana se conseguir se manter saudável- já que já vimos muitos prospectos a craques se perderem na carreira após graves contusões. O Phoenix Suns, dono da primeira escolha do draft, já anunciou Igor Kokoskov , técnico da seleção eslovena, para comandar a equipe, um sinal claro de que quer contar com Doncic. Agora resta saber se o esloveno está pronto para assumir o cargo de protagonista em uma equipe de NBA - no Suns, ele e Booker seriam as estrelas - e causar impacto imediato, ou se ele vai escolher ficar mais um ano na Europa, para dominar ainda mais um continente que já é dele.

Desde quando o vi pela primeira vez no Eurobasket de 2017, vi que Doncic era especial. Ele tem tudo para ser um daqueles jogadores que terei prazer de dizer aos meus netos que vi jogar. Mesmo que muitos o comparem com Ricky Rubio - que surgiu de forma parecida, como fenômeno, mas por conta de seu arremesso ruim, não virou o super craque que se esperava e só veio a fazer grandes atuações nesse ano com o Utah Jazz - mas tudo leva a crer que será diferente, quando Doncic surgir na NBA veremos uma joia rara em ascensão e que fará história. Sortudo será o torcedor do time que o tiver com a sua camisa, pois terá anos e anos de glórias pela frente.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar