APC anuncia cancelamento oficial dos Jogos ParaSul-Americanos 2018

O Comitê Paralímpico das Américas (APC) anunciou na quarta-feira, 11, o cancelamento oficial dos Jogos ParaSul-Americanos 2018. Buenos Aires, na Argentina, havia expressado interesse em organizar o evento, respaldada pelo Comitê Paralímpico Argentino (CoPar) e pelo governo nacional. No entanto, a cidade retirou a candidatura por questões financeiras em dezembro de 2017.

O APC buscou, então, alternativas e conversou com Comitês Paralímpicos nacionais do Chile, da Colômbia, da Venezuela e do Brasil, mas o curto prazo para realização da competição prejudicaria a entrega e a qualidade dos Jogos. 

"É uma notícia triste saber que os Jogos não serão realizados, ainda mais depois do sucesso da edição de 2014, no Chile. O esporte paralímpico cresceu muito na América nos últimos anos e continuaremos trabalhando duro para assegurar que as pessoas com deficiência possam praticar esportes e desenvolver suas habilidades", afirmou Eduardo Montenegro, presidente Interino do APC. 

Os Jogos ParaSul-Americanos seriam classificatórios para os próximos Jogos Parapan-Americanos, em Lima, em 2019. O APC, agora, está em conversa com as Federações Internacionais dos esportes que faziam parte do programa para encontrar alternativas de classificação para os Jogos no Peru.

Os primeiros Jogos ParaSul-Americanos foram em março de 2014, em Santiago, no Chile. Mais de 580 atletas de oito países competiram em seis esportes. Na ocasião, o Brasil terminou em segundo no quadro geral de medalhas, atrás da Argentina, com 104 pódios conquistados. 

Foto: CPB


Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes