Equipe sul-coreana de curling feminino vira sensação nas redes sociais do país

A equipe feminina de curling da Coreia do Sul, apelidadas de “Garlic Girls” (Garotas do Alho), tornou-se sensação na internet durante a noite/madrugada de terça-feira, seguindo o bom e surpreendente desempenho do time nos Jogos Olímpicos de PyeongChang.

O quarteto comandado por Kim Eun-jung tornou-se a primeira equipe da Coreia no curling a chegar às semifinais olímpicas após a vitória de 9 a 6 de terça-feira sobre os Estados Unidos. Nos Jogos Olímpicos de Sochi de 2014, a equipe feminina da Coréia do Sul terminou em oitavo lugar.

A campanha dos sonhos sul-coreana foi celebrada nas redes sociais por fãs que publicaram memes e vídeos de paródia que se tornaram viral. Membro da equipe, Kim Yeong-mi, disse que não tinha ideia de sua fama recém-descoberta, pois elas tinham desligado os telefones celulares para evitar distrações durante o torneio. "Mesmo quando tivemos uma competição nacional, jogamos sem nenhuma multidão porque o curling não era popular e não é conhecido, não esperávamos que muitas pessoas viessem e nos observassem", disse ela a jornalistas na quarta-feira. "Estamos apenas gratos por isso", afirmou.

Vários fatores também contribuíram para o sucesso do time na internet. Primeiramente, todas as cinco curlers tem o mesmo sobrenome: Kim. São ela Kim Eun-jung, Kim Yeong-mi, Kim Kyeong-ae, Kim Seon-yeong e Kim Cho-hi. Não admira que os fãs também as chamem de "Time Kim".

Enquanto Kim Yeong-mi e Kim Kyeong-ae são irmãs, todas as cinco são da mesma cidade natal de Uiseong, um condado famoso pela produção de alho. Compreensivelmente, eles são chamados de "Garlic Girls".

Além disso, eles estão ligadas a Kim Yeong-mi de uma forma ou de outra. Elass são a irmã de Yeong-mi, ou uma amiga da irmã de Yeong-mi, ou pelo menos sua amiga íntima.

Refletindo o grande interesse dos sul-coreanos no curling e nos jogadores, o Gangneung Curling Center esteve quase cheio de espectadores para os jogos. A equipe local venceu as atletas olímpicas da Rússia por 11 a 2 na quarta-feira para continuar sua série de vitórias e elas terminaram a partida preliminar no final do dia com uma vitória de 9 a 3 sobre a Dinamarca para se aquecer para uma semifinal contra o Japão na sexta-feira.

“Eu não estava interessada em curling ou nas Olimpíadas, mas depois de assistir a jogos de curling em casa, eu comecei a gostar delas, elas são tão legais", disse Park Jin-ju, uma dona de casa de 31 anos que foi com o marido assistir ao jogo.

Park e seu marido compraram os ingressos no último minuto e deixaram sua casa em Cheonan, a cerca de três horas de carro de Gangneung, às 4 da manhã, para assistir ao jogo da parte da manhã do time sul-coreano.


"Estamos recebendo um apoio enorme e caloroso de nossos fãs, porque eles estão nos animando tão entusiasticamente e esperamos que eles possam seguir torcendo para nós", disse Kim Yeong-mi.

Foto: Reuters


Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes