Últimas Notícias

Russo Grigory Rodchenkov será testemunha no julgamento do recurso de 42 atletas russos no CAS

O principal informante do Comitê Olímpico Internacional (COI) no caso do esquema russo de dopagem patrocinado pelo estado irá testemunhar na audiência de 42 atletas do país no Tribunal Arbitral do Esporte (CAS). Grigory Rodchenkov, que era o presidente do laboratório de dopagem de Moscou na época dos Jogos Olímpicos de Sochi, em 2014, dará seu depoimento na audiência que julgará a apelação dos atletas banidos através de vídeo.

O advogado de Rodchenkov, Jim Walden, confirmou em entrevista para a rede de notícias alemã Frankfurter Allgemeine Zeitung, que o seu cliente será testemunha na audiência que acontecerá entre 22 e 28 de janeiro, para a mídia alemã Frankfurter Allgemeine Zeitung. "Sim, ele vai testemunhar, mas à distância", disse ele.

Houve rumores de que o ex-chefe do Laboratório antidopagem de Moscou estaria presente no CAS, com o esquiador russo Nikita Kryukov alegando que havia ouvido as notícias na audiência da Comissão Disciplinar do Comitê Olímpico Internacional (COI) em Lausanne em Dezembro. No entanto, esta é a primeira vez que alguém da comitiva de Rodchenkov confirmou a notícia.

Em novembro, a Comissão Disciplinar do COI, liderada pelo advogado suíço Denis Oswald, declarou que Rodchenkov foi uma fonte confiável, abrindo caminho para ele testemunhar no julgamento. Atualmente o ex-chefe do laboratório russo está sob um programa de proteção de testemunhas nos Estados Unidos.

O CAS confirmou recentemente que 42 dos 43 atletas russos punidos pelo COI apresentaram recursos contra o banimento de futuras edições dos Jogos Olímpicos e a desqualificação retroativa de seus resultados alcançados em Sochi 2014. Todos eles foram sancionados por seu envolvimento no esquema de doping e adulteração de amostras nos Jogos realizados no país.

O único atleta que não recorreu de sua punição foi o bobsleder Maxim Belugin, que foi testado positivamente para esteroides supostamente presentes no "coquetel Duquesa". Conforme relatos do site Insidethegames, a desqualificação de Belugin foi anunciada pelo COI com o código "SRT-01", enquanto todos os outros começaram com "SML", o que significa que o caso de Belugin é diferente dos outros 42 russos desqualificados de Sochi 2014. É possível que "SRT" signifique "Re-teste of Sochi" (reanálise de Sochi) enquanto "SML" indique "Sochi McLaren", remetendo ao Relatório McLaren, que investigou as violações de doping russas.

 Os atletas estavam entre os 46 investigados inicialmente pela Comissão Oswald. Três atletas, a campeã olímpica de patinação artística Adelina Sotnikova, a jogadora de hóquei no gelo Anna Shokhina e o patinador de velocidade Denis Yuskov, foram considerados limpos.


A audiência do CAS sobre os recursos dos atletas é dada como prioridade para que ela termine antes das Olimpíadas de Inverno de 2018, em Pyeongchang, Coréia do Sul, que acontecerá de 9 a 25 de fevereiro.

Foto: Netflix


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar