Últimas Notícias

Michael Phelps diz que pensou em suicídio após os jogos de Londres

O maior nadador da história Michael Phelps revelou um quadro de depressão que por pouco não o fez cometer suicídio. O ex-nadador participou recentemente de uma conferência sobre saúde mental em Chicago, nos Estados Unidos e, em um papo de 20 minutos com a plateia, falou sobre os problemas que viveu no auge da carreira. "Já pensei, sim, em suicídio", comentou Michael Phelps . 

Phelps lembrou que seu técnico acreditava que ele poderia ser campeão já nas Olimpíadas de Sydney-2000,quando tinha apenas 15 anos, mas naqueles Jogos ele acabou perdendo a prova por menos de meio segundo. Essa derrota o motivou a continuar e buscar o seu primeiro ouro em Atenas - 2004. "Eu tinha fome, fome e queria mais. Queria me pressionar para realmente ver qual era o meu limite", disse. 

Entretanto, tanta pressão teve um preço. "Sério, depois de cada Olimpíada eu entrava em um grande estado de depressão". O quadro costumava se repetir sempre na mesma época do ano. "Diria que 2004 foi o primeiro momento de depressão que eu vivi".

Também depois das Olimpíadas que Phelps virou notícia fora das piscinas, por problemas relacionados a drogas. Segundo ele, essas substâncias eram uma maneira de conseguir fugir de qualquer coisa que fosse que quisesse fugir. 

Segundo Phelps, o pior momento foi depois dos Jogos de Londres, em 2012. "Não queria mais estar no esporte. Não queria viver mais", disse Phelps, que ainda contou que na época passou de três a cinco dias trancado no quarto, sem dormir, se alimentando muito mal e "apenas não querendo mais estar vivo".  Era o momento de pedir ajuda. 

Phepls  foi para uma clínica e sofreu no começo. "Lembro do meu primeiro dia de tratamento e eu estava tremendo, tremendo porque estava nervoso pela mudança que estava por vir. Eu precisava descobrir o que estava acontecendo". 

Aos poucos, ele disse que conseguiu falar sobre os sentimentos e quando se perguntava porque não tinha feito isso antes, pode compreender que ainda não estava preparado. "Agora eu entendo que é OK não estar Ok", comentou Michael Phelps na conferência. "Sou extremamente agradecido por não ter tirado a minha vida". 

Phelps encerrou a carreira após os jogos do Rio de Janeiro em 2016. Ele tem o total de 28 medalhas olímpicas, e é o atleta recordista em número de medalhas.


foto: Getty Images

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar