Últimas Notícias

Maggie Nichols afirma ser a primeira a delatar casos de abuso do ex-médico da seleção de ginastica americana

A americana Maggie Nichols, campeã mundial por equipes em 2015, revelou nesta terça-feira(9) que foi a primeira atleta a denunciar por abuso sexual o ex-médico da equipe de ginástica artística dos Estados Unidos, Larry Nassar. Ele foi condenado a 60 anos de prisão em dezembro, após investigação que reuniu mais de cem queixas.

Maggie, de 20 anos, era citada como a “Atleta A” pela Federação Americana de Ginástica (USA Gymnastics) e pelo Comitê Olímpico dos Estados Unidos (USOC). A revelação foi feita por meio de um comunicado divulgado pelo escritório de advocacia que a defende.

No mesmo ano da conquista mundial, a técnica de Nichols, Sarah Jantzi, ouviu a ginasta revelar a uma colega o que acontecia nas consultas com Nassar, e levou o caso à USA Gymnastics. A entidade, então, solicitou um depoimento. Outras duas ginastas de elite, Aly Raisman e McKayla Maroney, fizeram acusações parecidas, o que fez a entidade a convocar o FBI.

“Quando eu tinha 15 anos, comecei a ter problemas nas costas em um acampamento da seleção no rancho Karolyi. Minhas costas realmente estavam me machucando, e lembro que ele me levou para a sala de treinamento, fechou a porta e fechou as cortinas. Achei um pouco estranho, mas imaginei que deve ser normal. Pensei que ele provavelmente não queria distrair as outras garotas, e confiei nele. Confiei no que ele estava fazendo no início, mas depois ele começou a me tocar em lugares que não achava que ele deveria. Ele não tinha luvas e ele não me disse o que estava fazendo. Não havia mais ninguém na sala e eu aceitei o que ele estava fazendo, porque me disseram por adultos que ele era o melhor médico e ele poderia ajudar a aliviar a minha dor”, disse a jovem.

Nichols conquistou a medalha de ouro por equipes e o bronze no solo do Mundial de 2015, em Glasgow, na Escócia, mas ficou fora dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, devido a uma lesão no joelho.


foto: NBC

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar