Últimas Notícias

Líderes das duas Coreias sinalizam conciliação e vizinhos do Norte se aproximam dos Jogos de PyeongChang 2018

O impasse envolvendo a participação da delegação norte-coreana nos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang 2018, na Coreia do Sul, pode estar próximo de um final positivo. O governo sul-coreano propôs nesta terça-feira que os dois países mantenham conversas de alto nível na busca de encontrar formas de cooperação para que os atletas do país ao norte possam participar do evento. O convite foi feito após o líder da Coreia do Norte, Kim Jon-um, ter sugerido em seu discurso de ano novo uma aproximação entre os dois países através do envio de uma delegação do país ao Jogos sul-coreanos.

Em um endereço de Nova York, o líder da Coréia do Norte, disse na segunda-feira que estava disposto a enviar uma delegação às Olimpíadas. A abertura de Kim, que é algo muito raro, foi uma notícia bem recebida pelo governo sul-coreano liderado pelo presidente liberal Moon Jae-in. O sul-coreano que fortalecer o diálogo para aliviar as ameaças nucleares vindas do Norte, além de ver nas Olimpíadas uma chance de melhorar os laços intercoreanos.

O ministro da unificação da Moon, Cho Myoung-gyon, propôs em uma conferência de imprensa, nacionalmente televisionada, que as duas Coreias se encontraram no dia 9 de janeiro na fronteiriça vila compartilhada de Panmunjom para discutir a cooperação olímpica e como melhorar os laços gerais. A cerimônia de abertura de PyeongChang acontecerá no dia 9 de fevereiro.

Moon já havia dito mais cedo na terça-feira que a sinalização de Kim era uma resposta positiva do líder norte-coreano às suas iniciações de diálogo anteriores e ordenou que funcionários estudassem como restaurar as conversas com a Coréia do Norte, além de conseguirem que o Norte participe das Olimpíadas.

A Coreia do Norte não reagiu imediatamente ao pronunciamento dos sul-coreanos, mas se houver conversas, essas seriam o primeiro diálogo formal entre as duas Coreais desde dezembro de 2015. "Os Jogos de Inverno que serão realizados na Coréia do Sul serão uma boa ocasião para o país. Esperamos sinceramente que os Jogos Olímpicos de Inverno sejam um sucesso. Estamos prontos para várias etapas, incluindo o envio da delegação. Para este fim, as duas Coreias podem se encontrar imediatamente", disse Kim Jong-um, na segunda-feira, de acordo com a Agência de Notícias Yonhap.
As falas de Kim são as primeiras demonstrações públicas e altamente divulgadas do líder do país sugerindo uma participação olímpica da Coreia do Norte e sinalizando discussões com a Coréia do Sul sobre o assunto. No mês de abril o governador da província de PyeongChang disse que que um oficial do ministério do esporte norte-coreano teria dito que os atletas norte-coreanos estarão em PyeongChang. Em fevereiro, o único membro norte-coreano do Comitê Olímpico Internacional (COI) disse acreditar que uma delegação norte-coreana estaria em PyeongChang.

A Coréia do Norte boicotou a outra edição das Olimpíadas realizadas na Coréia do Sul, os Jogos de Verão de Seul, em 1988. Desde então, atletas norte-coreanos participaram de grandes eventos esportivos realizados nos vizinhos do Sul, incluindo os Jogos Asiáticos de 2002 e 2014.


A Coreia do Norte classificou seus primeiros atletas para PyeongCang em setembro (na patinação artística de duplas), mas perdeu o prazo final para confirmar o uso das duas vagas. O COI poderia estender um convite especial à dupla de patinação ou a outros atletas norte-coreanos em outros esportes para se juntarem aos Jogos Olímpicos.

Foto: AP


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar