Últimas Notícias

Definida Seleção brasileira de tênis que disputará o zonal da Copa Davis

O capitão da equipe brasileira na Copa Davis, João Zwetsch, convocou os tenistas que integrarão o Time na estreia do Zonal das Américas contra a República Dominicana, em Santo Domingo. Thiago Monteiro, João Pedro Sorgi e o jovem Thiago Wild serão os representantes de simples, enquanto Marcelo Melo e Marcelo Demoliner formarão a dupla brasileira.

O confronto inédito com os dominicanos será disputado entre os dias 2 e 3 de fevereiro, nas quadras rápidas do Club Deportivo Naco, na capital do país caribenho. Se a equipe brasileira vencer, encara quem sair do duelo entre Colômbia e Barbados para tentar uma vaga no playoff para o Grupo Mundial.

Cinco jogadores brasileiros foram consultados pelo capitão João Zwetsch e não poderão participar do confronto. Rogerinho, Bellucci, Feijão e Clezar irão jogar os torneios importantes do calendário na data da Davis e focar em seus rankings individuais. Já Bruno soares abdicará da copa Davis para acompanhar a gravidez de sua esposa: "Com a segunda gravidez da Bruna (esposa) e o nascimento do nenê programado para junho, vou ter que cortar algumas semanas do meu calendário para ver a minha família e acompanhar esse momento," explicou Bruno Soares. 

Mediante isso, o Brasil poderá ter até três estreantes na Davis, no confronto inédito com os dominicanos: Sorgi, Wild e Demoliner. "É um confronto um pouco diferente. Nossa equipe vai com uma escalação bem diferente do que estamos acostumados. Dos cinco que vão, três estão indo pela primeira vez. É uma data complicada dentro do calendário ATP, com torneios no saibro, diferentemente da Davis jogada em quadra rápida, ficou difícil para muitos jogadores." Completou Zwetsch

Paulista de Sertãozinho, João Pedro Sorgi tem 24 anos e é o atual número 366 do mundo. Seu melhor ranking foi em setembro do ano passado, quando ocupou a 251ª colocação.  Vice-campeão do Banana Bowl em 2017, Thiago Wild tem apenas 17 anos e pode ser o tenista mais jovem a estrear pelo Brasil na Davis. O paranaense de Marechal Cândido Rondon é o atual número 9 do ranking mundial juvenil e 616 da ATP. 

Mais experiente, Marcelo Demoliner tem 29 anos e é o atual número 35 no ranking de duplas da ATP. No ano passado, o gaúcho de Caxias do Sul avançou até as oitavas em Wimbledon, foi vice-campeão no ATP 500 de Viena, na Áustria, vice no ATP 250 de São Paulo, vice no ATP 250 de Lyon, na França, e vice no ATP 250 de Chengdu, na China, além de conquistar um Challenger em Irving, nos Estados Unidos.

"O Demo é o substituto natural do Bruno, atleta que está logo atrás no ranking, teve um grande ano em 2017 e que está merecendo a oportunidade de defender o Brasil numa Copa Davis. O Sorgi está batalhando um lugar ao sol, está tentando subir de nível, jogar torneios maiores e merece uma chance nessas condições, onde os principais titulares não poderão jogar. O Thiago Wild é o melhor juvenil do Brasil, já tem uma vitória sobre um top 100 no fim do ano passado. E a definição do nosso número 2 de simples, entre o Sorgi e o Wild, será na semana de treinamentos", afirmou Zwetsch.
  
O cearense Thiago Monteiro, 116 do ranking de simples, será o tenista número 1 do Brasil no confronto.  Já Marcelo Melo divide a liderança do ranking de duplas com seu parceiro, o polonês Lucasz Kubot. 
  
Segundo Zwetsch, o sucesso do Brasil no confronto com a República Dominicana passará pela capacidade de a equipe brasileira fazer uma grande semana de treinamento, já que o principal jogador do país caribenho, Victor Estrella Burgos, de 37 anos e número 79 do ranking de simples da ATP, anunciou nesta segunda-feira que não disputará o confronto.
  
"Será um confronto interessante para nós, mostra que temos que ter uma força de grupo grande pra construir uma semana bem coesa e poder ter uma boa performance. Então, o confronto vai depender bastante da nossa capacidade de construir uma semana firme de treinamento para que esses três jogadores que vão entrar pela primeira vez se sintam confiantes para jogar", finalizou o capitão da equipe brasileira na Davis.


foto: Cristiano Andujar/CBT

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar