Últimas Notícias

Após ser pego no doping, Chris Froome afirma não ter vergonha de utilizar inalador para asma

O multicampeão do ciclismo Chris Froome, e que foi pego no doping com uma substância presente em remédios para doenças respiratórias, afirmou não ter vergonha de usar inalador para asma. Em setembro, durante a Vuelta a España, onde foi o campeão, os exames do atleta revelaram um alto índice da substância Salbutamol. Embora a substância não conste na lista de medicamentos proibidos pela Agência Mundial Antidopagem (WADA), o organismo de Froome continha o dobro da quantidade permitida.  

De acordo com a União Internacional de Ciclismo (UCI), o teste que acabou revelando a substância foi feito no dia 7 de setembro na 18ª etapa da competição, que foi vencida pelo próprio Froome.

Na última quinta-feira, 14 de dezembro, Froome afirmou através de uma nota que considerar o seu caso, e de outros atletas que utilizam do medicamento por serem asmáticos, um erro da WADA. "É triste ver os equívocos que estão acontecendo sobre o uso de salbutamol por atletas. Minha esperança é que isso não impeça os atletas asmáticos de usarem seus inaladores em situações de emergência por medo de serem julgados. Não é algo para se envergonhar", garantiu.

Ciclista do Time Sky, Froome tem 32 anos e agora corre o risco de ser banido pelo ciclismo. O esporte vem lutando nos últimos anos para tentar limpar a mancha de doping que paira sobre a modalidade. O ciclismo é um dos esportes com o maior número de casos de doping e grandes escândalos envolvendo o tema. Caso seja punido, o atleta ainda deverá perder o título da Vuelta a España se ele não puder fornecer uma explicação satisfatória para a descoberta da substância em grande quantidade.


Em uma entrevista para a Sky Sports, o quatro vezes vencedor do Tour de France admitiu que a descoberta era "prejudicial" para sua reputação. "Foi um grande choque para mim, mas ao mesmo tempo, eu sei que dentro de mim eu segui fundamentalmente o protocolo. Eu não ultrapassei nenhum limite", garantiu Froome.

Foto: Sirotti


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar