Últimas Notícias

WADA acredita possuir banco de dados do laboratório antidopagem de Moscou

A Agência Mundial Antidopagem (WADa) recebeu novos dados sobre o programa russo de doping sistemático patrocinado pelo Estado local. No ano passado um relatório independente encomendado pela WADA encontrou evidências de que a Rússia operou um programa do final de 2011 até agosto de 2015 em que a "grande maioria" dos esportes olímpicos de verão e inverno faziam parte. Agora, a WADA acredita ter em sua posse uma cópia do banco de dados do laboratório antidoping de Moscou.

A WADA disse às autoridades russas que a "melhor solução" para o caso seria "trabalhar com eles" depois de ter encontrado o banco de dados que esperam poder fornecer provas de doping sistemático patrocinado pelo estado. Esse arquivo pode corroborar com testemunho de Gregory Rodchenkov, que foi diretor do laboratório antidoping da Rússia durante as Olimpíadas de Sochi 2014 e acabou denunciando o esquema.

No entanto a WADA quer que os russos permitam que o órgão tenha acesso ao laboratório de Moscou, que mantiveram inacessível por causa de uma investigação criminal. O diretor-geral da WADA, Olivier Niggli, disse à BBC Sport que "Agora que o temos (o arquivo), talvez a investigação criminal possa reconsiderar sua posição. Eles devem trabalhar com a gente em termos de descobrir o que está no laboratório, lidar com isso e avançar. Essa seria a melhor solução".

Permitir que a WADA tenha acesso ao laboratório é um dos critérios excepcionais pela entidade para que a Rússia possa ter permissão para competir nas Olimpíadas de Inverno de PyeongChang, em fevereiro de 2018. Isso faz parte das reformas em seu programa antidopagem exigido pela entidade. O outro é aceitar publicamente que o país possuía sim um esquema de doping encoberto pela agência antidopagem local, pelo ministério dos esportes e pelo governo russo.

A WADA admitiu que ambos os critérios estão "um pouco fora da parte operacional da Agência Antidopagem Russa (RUSADA)", a autoridade russa que tinha funcionários acusados ​​de encobrir o uso de drogas apontados nos relatórios McLaren. No entanto, a decisão será tomada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), que possui duas comissões investigando os resultados em frentes diferentes.


A expectativa é que a decisão sobre a participação ou não da Rússia nos próximos Jogos de Inverno seja anunciada em 5 de dezembro. Niggli disse que a Wada "espera totalmente" que o COI "lide com isso". "Nós colocamos os fatos na mesa e depois que os outros decidem. O COI disse que vai lidar com isso, e temos que confiar que eles vão", afirmou o dirigente da WADA.

Foto: Getty Images


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar