Últimas Notícias

Tribunal da África do Sul aumenta pena de Oscar Pistorius para treze anos e cinco meses

Em audiência realizada nesta sexta-feira(24), o Supremo Tribunal de Recursos da África do Sul decidiu acatar o pedido da promotoria e estendeu a pena de Oscar Pistorius para 13 anos e cinco meses de prisão. O ex-atleta paraolímpico foi condenado em 2014 pela morte de sua ex-namorada Reeva Steenkamp em fevereiro de 2013. A Corte Suprema de Apelações, que se reuniu na cidade de Bloemfontein, considerou que havia razões “convincentes” que os tribunais anteriores não haviam levado em consideração ao definir a pena.

Na sentença, os membro da corte concordaram com os promotores – que pediam a pena máxima para o crime de assassinato, 15 anos – de que a condenação anterior era “inapropriada”, como afirmou o juiz Legoabe Willie Seriti.

Pistorius, de 31 anos, matou sua então namorada na madrugada de 14 de fevereiro de 2013 em sua casa, em Pretória, disparando quatro vezes com arma de fogo através da porta fechada do banheiro.

A alegação do atleta era de que atirou ao entrar em pânico ao confundir Steenkamp com um ladrão que imaginava ter entrado na casa através da janela do banheiro.

Essa foi a segunda vez que o Ministério Público sul-africano recorria da pena imposta a Pistorius, depois de ter feito o mesmo em relação à sentença original do caso, que condenou o atleta em outubro de 2014 a cinco anos de prisão por homicídio culposo, ao considerar que ele não teve intenção de matar.

Em dezembro de 2015, a condenação foi anulada, e Pistorius foi então considerado culpado de assassinato, concluindo que ele teve intenção de matar a pessoa que estava no banheiro, independentemente se fosse Steenkamp ou o suposto assaltante.

O caso voltou ao Tribunal Superior de Pretória em julho do último ano, quando a juíza do caso, Thokozile Masipa, definiu pena de seis anos de prisão por assassinato, considerando que haviam atenuantes.


Com informações de ESPN
foto: Reuters

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar