Últimas Notícias

Suécia e Escócia vencem o Campeonato Europeu de Curling

Terminou neste domingo o Campeonato Europeu de Curling, que foi disputado na cidade suíça de St Gallen. Na versão masculina a medalha de ouro ficou com a equipe da Suécia, que bateu a Escócia na final. Já entre as mulheres o ouro foi da Escócia, que passou pela Suécia para garantir o título europeu.

O torneio teve a sua primeira fase composta por um grupo de 10 equipes em formato de round robin (todas as equipes se enfrentando). Após a fase de classificação, em que cada equipe disputou nove jogos, foram definidas as quatro equipes que avançaram para as semifinais.

No masculino nenhuma equipe teve 100% de aproveitamento. O primeiro lugar no grupo ficou com a Suécia, com 8 vitórias e 1 derrota, a mesma campanha da Suíça, mas acabou ficando em primeiro nos critérios de desempate. A terceira vaga foi da Escócia com 6 vitórias e 3 derrotas, assim como a quarta e última equipe classificada, a Noruega.

Na primeira semifinal Escócia e Suíça fizeram um jogo muito equilibrado, com os escoceses virando o placar no décimo e último end, e vencendo por 9 a 8. A segunda semifinal opôs a primeira contra a quarta equipe classificadas, Suécia e Noruega. Ao contrário da primeira semifinal, os escoceses não tiveram tanta dificuldade para derrotar os noruegueses por 8 a 3 em 9 ends.

A disputa do bronze entre Suíça e Noruega também teve bastante equilíbrio com a medalha sendo definida apenas no décimo end. A Suíça abriu uma pequena vantagem nos sete primeiros ends. A Noruega tentou reagir e até venceu o nono e décimo ends, mas não foi o suficiente. Placar final de 6 a 5 para os escoceses.

Na final a Escócia saiu na frente vencendo o primeiro end por 2 a 0 e aumentou sua vantagem no terceiro. Ao final do quinto end a partida estava empatada em 3 a 3. Ao fim do oitavo end os escoceses assumiram o placar pela primeira vez em 5 a 4, entretanto, o jogo que seguia equilibrado pendeu totalmente para os suecos nos dois últimos ends. Marcando 6 a 0 nos ends finais, a Suécia só não passou a frente como abriu uma vantagem de 5 pontos. Placar final de 10 a 5 medalha de ouro para a Suécia.

 Já na competição feminina, a primeira classificada na fase de grupo foi a Suécia, tendo vencido todos os seus 9 jogos. Em segundo lugar ficou a Súiça, com 7 vitórias e 2 derrotas, seguida pela Escócia, com os mesmos números. A quarta classificada foi a Itália, com 5 vitórias e 4 derrotas.

Na primeira semifinal a Escócia enfrentou a Suécia e acabou avançando para a final ao derrotarem a Suíça por 7 a 5. Na segunda semifinal, vitória tranquila da Suécia sobre a Itália por 7 a 3.

Na disputa pelo bronze a partida entre italianas e suíças foi bem apertada. A Suíça saiu na frente da Itália ao vencer o primeiro end por 3 a 0 e após o quarto liderava a disputa por 4 a 2. A partir daí as italianas reagiram e viraram a partida, vencendo por 7 a 6 após o 10º end e conquistando a medalha de bronze.


Na final a Escócia derrotou a Suécia por 6 a 3 para ficar com o ouro. A Suécia até saiu na frente, levando o primeiro end por 1 a 0. As escocesas empataram no segundo e as suecas voltaram a ficar na frente no terceiro, por 2 a 1. Após empates nos dois ends seguintes em 0 a 0, a Escócia venceu o sexto por 2 a 0 e assumiu a liderança. As suecas empataram novamente no sétimo end. Nos três seguintes a Escócia venceu por 1 a 0 colocando números finais no placar em 6 a 3.

Foto: Divulgação/World Curling


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar