Últimas Notícias

Para Ministro dos Esportes da Rússia, casos de doping do país não devem ser usados como armas pelos rivais

Próximo de uma decisão final do Comitê Olímpico Internacional (COI) sobre a participação russa nos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang 2018, o esquema de doping, que culminou com as suspensões do país em competições internacionais, perdas de medalhas olímpicas e mundiais, além da suspensão do laboratório antidopagem do país, volta a ficar no centro das atenções do universo olímpico. Neste sábado o ministro dos Esportes da Rússia, Pavel Kolobkov, mais uma vez afirmou que seu país é inocente das alegações de doping institucionalizado e pediu que o COI não negasse a oportunidade dos atletas de seu país competirem nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno que acontecerão em fevereiro.

A pressão sobre o COI para que medidas fortes sejam tomadas contra a Rússia aumentou ontem depois que a Agência Mundial Antidoping (WADA) revelou que obtiveram detalhes de um banco de dados chave que confirmariam as informações publicadas no relatório McLaren. Kolobkov, no entanto, continua a manter a posição que a Rússia adotou desde o início do caso, de que seu país não deveria ser punido como um todo e que cada atleta deveria ser tratado individualmente.

Um Comitê de Investigação interno implantado na Rússia encarregado de avaliar evidências de doping patrocinado pelo governo local, afirmou no início desta semana que não havia nenhuma prova do fato e tentou culpar apenas o ex-diretor do Laboratório de Moscou, Grigory Rodchenkov. Rodchenkov fugiu para os Estados Unidos em 2015 e forneceu grande parte das evidências para os dois relatórios encomendados pela WADA e que foram compilados pelo advogado canadense Richard McLaren. A Rússia agora tenta a sua extradição dos Estados Unidos por acusações de abuso de sua autoridade.

"Sempre negamos a existência de um sistema de doping apoiado pelo Estado e as conclusões tiradas pelo Comitê de Investigação (interno) confirmam nossa posição e prova que a Rússia é inocente do doping em massa. Eu acredito que essa evidência será levada em consideração quando as decisões relativas aos atletas russos forem feitas”, afirmou Kolobkov em entrevista exclusiva concedida ao site Insidethegames.

Ele disse ver como necessário um julgamento individual, atleta por atleta, e não um julgamento do país de forma única. “É importante que haja uma abordagem objetiva individual para cada atleta na audiência de casos. Todo atleta merece uma investigação justa. A responsabilidade não deve ser coletiva. Estou confiante de que as provas fornecidas pelo Comitê de Investigação serão levadas em consideração durante as novas decisões dos principais tomadores de decisão, a saber, a WADA e o COI, pois são organizações credíveis que tomam decisões com base nos fatos, e essa investigação mostra que A Rússia tem sido honesta e cooperativa desde o início", afirmou o ministro.

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que a crise de doping está sendo utilizada pelos Estados unidos para tirar vantagem na eleição russa que acontece no próximo ano, onde ele tentará a reeleição. Os Estados Unidos é um dos países que querem o banimento total do país dos Jogos de PyeongChang 2018. "O COI está em uma posição difícil. Eles são fortemente influenciados por certos estados e organizações que solicitam punição coletiva pelas ações de indivíduos. Estou confiante de que o COI não será influenciado por isso, e esta organização credível será capaz de suportar e manter uma falta de preconceito no caso de cada atleta. Os atletas e o Movimento Olímpico são o que realmente importa para o COI. Estou confiante de que eles continuarão a realizar uma investigação completa dos fatos”, disse o ministro.

O ministro voltou a cobrar do COI um julgamento individualizado e disse confiar na isenção da entidade mundial. "Com menos de 100 dias para o início dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang 2018, é injusto colocar atletas limpos nesta posição de incerteza. Esses atletas dedicaram toda sua vida a perseguir o sonho de ganhar ouro olímpico. As autoridades russas relevantes forneceram à WADA e ao COI todas as informações necessárias e até mesmo complementares, onde explicamos nossa visão sobre esta situação e nossa atitude em relação às informações apresentadas no Relatório McLaren. Nós acreditamos que uma organização profissional e altamente respeitada, como o COI, avaliará todas as evidências e chegará à conclusão de que não havia um programa apoiado pelo Estado e que as ações de certos indivíduos não deveriam resultar na punição de um coletivo", afirmou Legkov.

O COI estabeleceu duas Comissões lideradas pelo membro do Conselho Executivo, Denis Oswald, e pelo ex-presidente suíço Samuel Schmid, que estão investigando as alegações de doping contra a Rússia. Até agora a Comissão Oswald chegou a seis esquiadores de cross-country, incluindo os medalhistas de ouro e prata de Sochi 2014, Alexander Legkov e Maxim Vylegzhanin, culpados de estarem envolvidos em um esquema onde suas amostras de urina foram adulteradas, evitando assim de serem descobertos nos exames de doping.

Eles tiveram suas medalhas de Sochi caçadas e foram banidos de participarem de futuras Olimpíadas. Legkov e Vylegzhanin já afirmaram que pretendem recorrer através da Corte Arbitral do Esporte (CAS).


Mais detalhes sobre as novas evidências que a WADA pode ter descoberto após a obtenção do banco de dados eletrônico devem ser revelados na reunião da Diretoria Executiva Diretoria de Fundação, em Seul, na próxima quarta-feira e quinta-feira, 15 e 16 de novembro.

Foto: Getty Images


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar