Últimas Notícias

Surto História: Bill Johnson, de ladrão de carros a campeão Olímpico

Quando William 'Bill' Johnson (USA) tinha 17 anos, foi flagrado tentando roubar um carro. O juiz responsável pelo caso, sabendo que Johnson era o excelente esquiador, o deu uma escolha: Seis meses na cadeira ou seis meses em uma academia de esqui. Essa decisão do juiz foi um bom exemplo de sentença criativa. Além de Johnson nunca mais ter tentado roubar outro carro, a sua habilidade no esqui o levou diretamente para os Jogos Olímpicos de Inverno.


Mas a dois meses dos Jogos de Sarajevo (BIH), Johnson não parecia ser um candidato forte para o ouro Olímpico. Nunca um esquiador dos EUA havia conquistado medalhas na prova de Downhill e o histórico de Johnson na Copa do Mundo não era dos melhores. Mas no meio de janeiro de 1984, ele venceu a etapa disputada em Wengen (SUI), seguido de um 4º lugar em Cortina D'Ampezzo (ITA) e de repente, o norte-americano se revelou um forte candidato, ainda mais que a descida no Monte Bjelašnica para os Jogos não tinha muitas curvas, que se adaptava perfeitamente ao estilo de Johnson esquiar. Após os treinamentos na véspera da competição, ele era o favorito ao ouro, contra a dominação europeia na prova.

Não sendo o tipo modesto, Johnson concordou com todos e disse que: "Não sei nem porque os outros competidores estão aqui. Eles deviam me dar logo o ouro e o resto que lute pela medalha de prata." A prova foi adiada por 3 vezes por neve pesada e ventos fortes. Quando finalmente o tempo melhorou, Johnson confirmou a expectativa e conquistou a inédita medalha de ouro para os EUA, com o tempo de 1m45s59, sendo apenas 0.27s mais rápido do Peter Muller (SWI). 

Falastrão, ao confirmar o ouro, evocou comparações do seu feito com lendas esportivas americanas, como o jogador de futebol americano Joe Namath e de Muhammmad Ali, irritando os seus concorrentes europeus. Perguntado sobre o quanto a vitória significava para ele, respondeu: "Milhões, cara, sabe o que significa? MILHÕES"

Bill quando soube que a "Máfia do Downhill", composta por Áustria e Suiça, comentou que ele havia vencido devido a facilidade da descida, ele respondeu: "Se era tão fácil, porque eles não venceram?"


Seu jeito falastrão o fez ter vários desafetos pela Europa, Após o título em Sarajevo, Johnson nunca mais venceu de novo uma grande competição, se aposentado no fim de 1990. Ele tentou retornar  ao esqui para disputar os jogos de Salt Lake City aos 42 anos, em 2001, aos 41 anos, mas sofreu um grave acidente durante um treino, que o deixou em coma por três semanas e e lhe causou graves sequelas neurológicas para o resto da vida. Em 2010 acabou sofrendo um AVC que dificultou ainda mais sua vida, precisando de assistência médica constante. Johnson morreu em em janeiro de 2016, aos 53 anos.

Abaixo, o vídeo com a descida que deu o ouro para William Johnson em Sarajevo:




Fonte: The Complete Book of the Winter Olympics
fotos: US Ski



0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar