Últimas Notícias

Membros do COI estão preocupados quanto à reputação da entidade após escândalos de corrupção


Richard Peterkin, Barry Maister e Hayley Wickenheiser estão entre membros do Comitê Olímpico Internacional (COI) para pedir reformas e ações mais fortes para evitar danos "grandiosos" ao Movimento Olímpico após a prisão de Carlos Nuzman.

Nuzman foi suspenso como membro honorário pelo COI e retirado da Comissão de Coordenação dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, cargo que ele foi nomeado pelo presidente do COI, Thomas Bach.

Peterkin advertiu que haverá "mais revelações para vir". Ele teme que a reputação do COI possa ser violada como foi FIFA e a IAAF após os anteriores escândalos de corrupção.

Quatro vezes campeã olímpica de hóquei no gelo pelo Canadá, Wickenheiser afirmou que está pessoalmente enojada e desapontada e pediu a demissão imediata de qualquer pessoa que viole os Códigos de Ética do COI.

Maister, membro da equipe de hóquei da Nova Zelândia que ganhou a medalha de ouro olímpica em Montreal 1976, admitiu que a integridade do esporte está sendo gravemente comprometida pelas ações de alguns. Ele pediu novas práticas de boa governança relacionadas à "seleção, gestão e educação" dos membros do COI.

O presidente do Rio 2016 e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Nuzman, foi preso na quinta-feira (5), juntamente com o diretor geral do Rio 2016, Leonardo Gryner, por suposto envolvimento em um escândalo de compra de votos conectado à oferta bem sucedida da cidade para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Eles estão sendo indiciados por "corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa".

O COI também anunciou que o COB está suspenso provisoriamente e cessou as relações com Rio 2016.

"Foi necessário [as sanções do COI]. Havia apenas muitas provas, algumas delas auto-incriminadoras. Sempre me dei bem com Carlos, e ajudei-o a conquistar a candidatura do Rio para o Pan em 2007, e não houve uma inaptidão com essa oferta. O COI deve atuar neste e em outros casos similares agora e no futuro. O dano para o Movimento Olímpico em relação à sua reputação é enorme, e haverá mais revelações para vir. Aconteceu com a Fifa e a IAAF, e todas as organizações esportivas internacionais foram manchadas, independentemente de quão boa fosse sua governança". disse Peterkin, tesoureiro da Organização Desportiva Pan-Americana (ODEPA) e presidente da Comissão de Finanças da Associação dos Comités Olímpicos Nacionais, postado no Facebook.

Foto: Getty Images



0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar