Últimas Notícias

Euroliga rejeita proposta de mudança de calendário da FIBA e não deverá liberar jogadores para as eliminatórias

A situação entre a FIBA e a principal liga europeia de clubes de basquete, a Euroliga, segue de mal à pior. Depois de um acordo para liberação dos jogadores às datas estipuladas pela entidade máxima da modalidade parecer estar encaminhado a partir de discursos alinhados das partes e a FIBA anunciar o adiamento em um dia da rodada das eliminatórias, nessa sexta-feira (6) a Euroliga anunciou que não aceita proposta da FIBA. A oferta consistia na mudança de datas dos jogos da competição europeia para se adequar ao calendário das eliminatórias do Mundial de 2019, na China.

Em reunião composta por todos os integrantes da Euroliga, os clubes analisaram juntos as mudanças de calendário propostas pela entidade e soltaram nota oficial com alguns pontos de forma unânime. 

"As soluções propostas não resolvem o problema central do calendário imposto pela FIBA sem o consentimento dos clubes. Invés disso, a proposta cria novas dificuldades, tais como: a maioria dos jogadores não estarão aptos a representar suas seleções, pois terão que viajar muito e fazer jogos em curtos períodos; várias seleções terão perda técnica por causa da não-liberação de atletas, especialmente os que atuam na NBA e haverá desvantagem." diz a nota

Ainda na nota, a Euroliga  frisa que sempre apoiou as seleções nacionais e assim continuará fazendo, mas lamenta que  a primeira proposta da FIBA só tenha chegado cinco anos depois a primeira tentativa da Euroliga de se entrar em um acordo.

No entanto, apesar de não terem chegado a um senso comum nas propostas, os clubes da Euroliga e a entidade se mostram abertos ao diálogo a fim de encontrar o consenso. Esse acordo deve envolver uma definição quanto ao calendário das seleções nacionais e outros pontos considerados importantes por eles, para que assim seja estabelecido uma base colaborativa que possa ser bom para todas as partes.

A FIBA deverá continuar a resolver o impasse, mas o tempo corre contra eles, já que faltam um pouco mais de um mês para o início das eliminatórias. A janela de datas FIBA começa no dia 20 de novembro e termina no dia 28.  Um brasileiro, disputará a edição 2017-18 da Euroliga: O armador Marcelinho Huertas (Baskonia-ESP)


fonte: basquete360.com

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar