Últimas Notícias

Esquema de compra de votos para os jogos Rio 2016 passou por importante banco francês

De acordo com o jornal americano 'New York Times', o banco francês Société Générale, um dos maiores da Europa, está envolvido em uma transferência milionária que tinha como objetivo comprar votos para que o Rio de Janeiro fosse eleito sede dos Jogos Olímpicos de 2016. 

Segundo documentos aos quais o veículo americano teve acesso, o banco pode ter infringido regras de lavagem de dinheiro do país. O pagamento rastreado foi do empresário Arthur Cesar de Menezes Soares Filho teve como fim a conta do senegalês Papa Diack, filho do presidente da Associação das Federações de Atletismo (IAAF, em inglês) até 2015, Lamine Diack. A transação ocorreu dias antes da eleição da capital carioca como sede olímpica. 

Por meio de um comunicado, o banco negou ilegalidades nos procedimentos realizados em suas contas. "O grupo considera a luta contra corrupção e lavagem de dinheiro como uma prioridade máxima. "

A justiça francesa vem investigando desde 2016 um possível esquema de compra de votos para a escolha das sedes do rio de janeiro e de Tóquio, além de cinco sedes do mundial de atletismo, todas com envolvimento de Papa Diack. Em conjunto com a justiça brasileira, foram confiscados os passaportes de Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB.


Foto: Divulgação

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar