Últimas Notícias

Era Uma Vez... os VI Jogos Olímpicos de Inverno: Oslo 1952

Oslo 1952

Período - 14 a 25/02/1952
Nações - 30
Atletas - 694
Esportes - 8
Eventos - 22

Considerada a "casa oficial do Esqui Alpino", a Noruega teve sua primeira oportunidade de sediar uma Olimpíada de Inverno pela primeira vez em 1952, sendo a capital Oslo a representante. Os noruegueses superaram Lake Placid (USA) e Cortina D'Ampezzo (ITA) na concorrência. O Esqui Alpino, por sua vez, acabou realizado em Norefjell, cerca de 113km da capital norueguesa.E foi a primeira vez que os jogos de inverno foram sediados em uma cidade banhada pelo mar.


Oito esportes estiveram presentes na edição de 1952 das Olimpíadas de Inverno: Bobsled, Combinado Nórdico Esqui Alpino, Esqui Cross-Country, Hóquei no Gelo, Patinações Artística e de Velocidade, e os Saltos de Esqui. A princesa Ragnhild abriu os Jogos Olímpicos de Inverno em lugar do rei Hǻkon VII, que estava ausente na Inglaterra, participando do funeral de Sua Majestade o Rei George VI.

E se em outros países, os noruegueses vinham ficando na liderança do Quadro de Medalhas, em 1952 não foi diferente: 7 ouros, 3 pratas e 6 bronzes e mais uma liderança, seguidos de perto pelos Estados Unidos, com 4 ouros, 6 pratas e 1 bronze; e a Finlândia em 3° lugar, com 3 ouros, 4 pratas e 2 bronzes.

Confira o quadro completo de medalhas, logo abaixo:
 Ordem PaísMedalha de ouroMedalha de prataMedalha de bronzeGoldSilverBronze medals.svg
1Noruega Noruega73616
2 Estados Unidos46111
3Finlândia Finlândia3429
4Alemanha Alemanha3227
5Áustria Áustria2428
6Canadá Canadá112
6Itália Itália112
8Grã-Bretanha Grã-Bretanha11
9Países Baixos Países Baixos33
10Suécia Suécia44
11Suíça Suíça22
12França França11
12 Hungria11
TOTAL22222367
fonte e formatação: Wikipédia

FATOS

- O patinador de velocidade da casa Hjalmar Andersen foi o mais bem sucedido atleta em Oslo. Ele faturou três medalhas de ouro. Além do título  Suas margens de vitória nos 5000m e 10000m foram as maiores da história olímpica.

- Os computadores foram usados ​​pela primeira vez na patinação artística, para o cálculo das pontuações atribuídas pelos diferentes juízes para os programas obrigatórios e livres. Isso permitiu que a pontuação de um atleta pudesse ser dada imediatamente.

- Pela primeira vez na história dos Jogos de Inverno, Portugal enviou uma delegação. O esquiador alpino Duarte Espirito-Santo competiu por seu país no downhill e terminou em 69° lugar com o tempo de 3m58s4 minutos.

- O patinador artístico Richard "Dick" Button (USA) precisava apenas executar um programa seguro para manter o seu título olímpico. Em vez disso, ele preferiu tentar um loop triplo, embora nenhum patinador tivesse executado essa manobra antes. Ele conseguiu fazer o seu salto inovador perfeitamente, os nove juízes concederam-lhe as melhores notas, e ele faturou sua segunda medalha de ouro.

- Japão e Alemanha voltaram a disputar os Jogos de Inverno. E apenas a Alemanha Ocidental esteve presente já que a a Alemanha Oriental se recusou a disputar os jogos como equipe unificada.

- O esqui Cross country passou a ser disputado por mulheres, com a prova de 10 Km.

- Portugal e Nova Zelândia fizeram suas estreias nos Jogos de Inverno em Oslo. Duarte Espírito-Santo foi o pioneiro português enquanto William Hunt, Hebert Familton e Anette Johnson foram os representantes neozelandeses, todos no esqui alpino.


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar