Últimas Notícias

Coreia do Norte envia solicitação para participar das Paralimpíadas de PyeongChang 2018

A Coreia do Norte solicitou a sua participação nas Paralimpíadas de 2018, que acontecerão na cidade sul-coreana de PyeongChang. A participação do país, que desde a Guerra das Coreias cortou relações com seus vizinhos ao sul, é um dos maiores suspenses que ainda cercam a próxima edição. Soma-se a esse distanciamento histórico as crescentes tensões envolvendo a Coreia do Coreia do Norte que vêm realizando testes frequentes com armas nucleares e mísseis balísticos na região.

De acordo com o Yohhap, a ministra das Relações Estrangeiras da Coreia do Sul, Kang Kyung-wha, disse que a Coreia do Norte havia apresentado um documento ao Comitê Paralímpico Internacional em maio. Ela afirmou durante uma auditoria parlamentar em Seul que a Coréia do Norte enviou a carta para demonstrar sua intenção de competir nos Jogos no Sul em maio.

A notícia chega em um momento de alta tensão na península coreana devido aos testes com armas nucleares realizados pelos norte-coreanos. Um funcionário do Comitê Paralímpico Internacional (IPC) disse ao Yonhap que ainda não certo que a Coreia do Norte realmente participará dos Jogos. Ele disse que o o governo norte-coreano não fez mais movimentações para visitar PyeongChang depois de enviar sua mensagem.

Como nenhum atleta do país conseguiu ainda a classificação para as Paralimpíadas, eles provavelmente precisarão de convites para competirem em PyeongChang., já que não se classificaram diretamente. A Coréia do Norte não registrou nenhum atleta junto ao IPC e nunca participou de uma edição dos Jogos Paralímpicos de Inverno anteriormente.

O IPC pode discutir a questão com funcionários sul-coreanos na próxima semana. Na segunda-feira, 16 de outubro, o presidente do IPC, o brasileiro Andrew Persons, visitará Pyeongchang para avaliar os preparativos da cidade para receber os Jogos. Dirigentes esportivos esperam que Pyeongchang 2018 possa servir como um veículo para a promoção da paz entre a Coréia do Norte e a Coréia do Sul.


Se para as Paralimpíadas os atletas norte-coreanos ainda conseguiram vagas, para as Olimpíadas a dupla da patinação artística do país formada por Tae Ok Ryom e Ju Sik Kim conseguiram seus lugares na disputa olímpica em competição classificatória no mês passado. Resta saber se o país realmente irá participar dos Jogos na Coreia do Sul.

Foto: AP


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar