Últimas Notícias

David Lappartient é eleito novo presidente da UCI

O francês David Lappartient foi eleito na quinta-feira, 21 de setembro, o novo presidente da União Internacional de Ciclismo (UCI). Ele derrotou de forma esmagadora o atual presidente da entidade, Brian Cookson, que não conseguiu restaurar a credibilidade do esporte no único mandato que teve.

Lappartient, que também é o presidente da União Europeia de Ciclismo (UEC), tornou-se o primeiro francês a assumir o comando do órgão que gere o ciclismo internacional desde Achille Joinard, entre 1947 e 1957. Presidente da federação francesa de 2009-2017, Lappartient foi eleito com 37 dos 45 votos dos delegados da UCI no congresso da entidade, que vem sendo realizado durante o Campeonatos Mundial de Ciclismo de Pista, em Bergen, Noruega.

A campanha dos dois candidatos durou até momentos antes da votação. Em seu discurso final, o até então presidente Cookson, prometeu duplicar o investimento da UCI no ciclismo feminino. Já Lappartient, de 44 anos, prometeu se livrar da "corrupção" que deixou a UCI com uma "reputação desastrosa". "É uma grande responsabilidade e vou me esforçar nos próximos quatro anos para ser digno de tal confiança", disse Lappartient após ter sido eleito.

Com a derrota, o britânico Cookson se tornou o primeiro presidente da UCI a comandar por apenas um termo. Ele assumiu a UCI substituindo o irlandês Pat McQuaid, em 2013, depois de prometer restaurar a credibilidade do ciclismo, mas o seu mandato foi marcado por vários novos escândalos. Cookson ficou em cheque depois que uma investigação antidopagem no Reino Unido alcançou o forte time Sky e o antigo vencedor do Tour de France, Bradley Wiggins, que foram acusados de doping no ano de 2011. Wiggins e o time Sky negaram as violações de doping. Cookson estava na mesa de operações do time Sky Sky na época.

Durante sua campanha atual, Cookson também prometeu lutar contra a fraude tecnológica com os stewards que verificam bicicletas utilizando iPads adaptados com ímãs para detectar motores escondidos. Um relatório conjunto no início deste mês, no entanto, sugeriu que o método, também criticado por vários pilotos e gerentes de equipe, era ineficaz. "A UCI que deixo para trás é irreconhecível tendo em vista a organização que assumi em 2013 e parto com a cabeça erguida. Alguém precisava se levantar e assumir o regime anterior, que tinha arrastado o ciclismo para dentro da calha e eu deixo a UCI sabendo que entreguei todas as promessas que fiz há quatro anos”, afirmou Coockson.


Lappartient prometeu tomar "uma posição mais forte na luta contra a fraude tecnológica" e também na luta contra apostas ilegais em um esporte que vem se desenvolvendo rapidamente em todo o mundo, especialmente na Ásia.

Foto: Reprodução/Twitter UCI


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar