Últimas Notícias

COI diz que contato de Maleson foi em 2012 e alega não ter poder de investigação

elator voluntário da Operação Unfair Play, parceria da Polícia Federal brasileira com a Justiça francesa, Eric Maleson disse ter procurado o Comitê Olímpico Internacional (COI) várias vezes pedindo intervenção no Comitê Olímpico do Brasil (COB). Ao site GloboEsporte.com , o COI admite ter sido procurado pelo antigo presidente da Confederação Brasileira de Desportos do Gelo (CBDG) apenas em 2012 sobre um atrito específico entre as duas entidades. E afirma ainda que não possui poder de investigação caso receba denúncias como as que Maleson alega ter apresentado.

De acordo com o COI, Maleson entrou em contato em 2012 durante o período eleitoral para presidência do COB para reportar “uma questão em curso” entre a CBDG e o COB. O COI afirma ter orientado Maleson a resolver qualquer potencial disputa diretamente com o COB. Em outubro daquele ano, Carlos Arthur Nuzman, à época com 70 anos, foi eleito para cumprir seu quinto mandato no cargo. Um mês depois Maleson foi afastado da presidência da CBDG por gestão temerária, falsificação de documentos e desvio de verbas – acusações que ele nega até hoje e diz ser fruto de perseguição política.

Na nota enviada ao GloboEsporte.com, o COI não cita qualquer outro contato de Maleson nos anos seguintes – o ex-dirigente alega ter enviado cartas aos presidentes Jacques Rogge (exercício de 2001 a 2013) e Thomas Bach (eleito em 2013 e no cargo até o momento). A entidade acrescenta ainda que, caso receba relatos de qualquer atividade criminosa em entidades esportivas, orientará o denunciante a procurar as autoridades competentes.

Nuzman, principal alvo das denúncias de Maleson, foi conduzido à sede da Polícia Federal no Rio de Janeiro na última terça-feira para prestar esclarecimentos sob uma suposta atuação como intermediário em um esquema de pagamento de propinas para compra de votos de membros do COI na eleição que definiu o Rio como sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. Ele fez valer o direito de se pronunciar apenas em Juízo, mas entregou três passaportes e está impedido de deixar o país. Em sua residência foram apreendidos o equivalente a R$ 480 mil em três moedas diferentes, além de documentos.

Confira a íntegra da nota do COI

“O Senhor Maleson contatou o COI em 2012 durante um período de campanha do NOC (Comitê Olímpico Nacional) para reportar uma questão em curso entre a Federação de Desportos no Gelo no Brasil e o NOC do Brasil. À época, o COI pediu ao senhor Maleson que lidasse com a questão diretamente com o NOC para solucionar qualquer disputa em potencial.

Separadamente, nós gostaríamos de esclarecer que o COI não tem a capacidade de fazer nenhuma investigação criminal. Assim, se qualquer um trouxer à nossa atenção supostas atividades criminais, ele/ela será aconselhado a contatar as devidas autoridades para aplicação da lei”


foto: Reuters
Com informações do site globoesporte.com

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar