Últimas Notícias

Cartola do COI, norte-coreano garante que Olimpíadas de PyeongChang serão seguras

A tensão provocada pelos constantes testes com mísseis realizados pela Coreia do Norte voltou a ser assunto durante a sessão do Comitê Olímpico Internacional (COI) em Lima, Peru. Embora mais testes tenham sido realizados na península coreana, a posição do COI de que os Jogos Olímpicos que serão disputados na sul-coreana PyeongChang ocorrerão sem nenhum problema se mantem. Dessa vez quem garantiu a segurança do evento foi o norte-coreano Chang Ung, membro do COI e vice-presidente do Comitê Olímpico do seu país.

Ung assegurou que apreensão causada pelos testes norte-coreanos e as constantes ameaças trocadas entre o líder do país Kim Jong Um e o presidente norte-americano Donald Trump não colocarão a integridade dos jogos em risco. Além disso, Ung disse que a Coreia do Norte pode inclusive mandar atletas para os Jogos. Segundo ele, até o momento nenhum atleta norte-coreano tinha conseguido se qualificar e qualquer participação estava sujeita a uma decisão do comitê olímpico nacional.

A Coréia do Norte vem realizando inúmeros testes com lançamentos de mísseis de longo alcance, numa clara demonstração do avanço de seu programa armamentista. A pretensão dos norte-coreanos é de que aos misseis possam alcançar os Estados Unidos com uma poderosa arma nuclear. Faltando poucos meses para o início dos Jogos em PyeongChang, as potências mundiais estão tentando lidar com uma série de testes com armas nucleares do país de Kim Jong Um. Recentemente o país lançou mísseis balísticos que sobrevoaram o território japonês e para além do Pacífico.

Apesar de todo o cenário complicado, Chang Ung acredita que a política não irá se misturar aos Jogos, mantendo o evento longe de qualquer problema. "Estou certo de que a política é uma coisa e as Olimpíadas são outra coisa. Então eu não vejo nenhum grande problema para as Olimpíadas de Pyeongchang", assegurou Ung.


Falando sobre a possível participação dos atletas de seu país em uma Olimpíadas realizada no país ao sul, com quem tem conflitos históricos, Ung disse que não poderia confirmar, uma vez que nenhum atleta ainda conseguiu se classificar, mas que se isso vier a acontecer o comitê olímpico do país decidirá se envia ou não o atleta aos Jogos. Ele disse que patinação artística, patinação de velocidade e de pista curta e possivelmente esqui nórdico poderia potencialmente classificar atletas norte-coreanos para a disputa olímpica. "Depende do comitê olímpico nacional decidir. A Coeria do Noirte não enviou atletas a Sochi em 2014 por causa da qualificação, mas espero que se qualifiquem e vão.

A dupla da patinação artística está a caminho da Alemanha para a qualificação, a patinação de pista curta vai participar da qualificação na Holanda. Esqui nórdico também poderia ir para o torneio classificatório", disse ele”, concluiu Ung.

Foto: Reuters/Kim Hong-Ji


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar