Últimas Notícias

Sara Errani culpa remédio para tratamento do câncer de mama de sua mãe por caso de doping

A tenista Sara Errani culpou o medicamento de sua mãe para o tratamento de câncer, pelo resultado positivo em seu exame antidoping. De acordo com Errani, uma contaminação cruzada da substância letrozol, presente em um medicamento para o tratamento do câncer de mama de sua mãe, teria ocorrido e assim a substância, em uma quantidade não muito grande, teria entrado em seu organismo.

Sara Errani, número 98 do mundo, deve pegar um gancho de dois meses como punição pelo exame positivo, mas servindo como um alerta para a atleta. Um painel julgou que Sara não teria tido a intenção direta de se dopar, e a Federação internacional de Tênis (ITF) também concluiu que a violação da tenista não foi intencional. Entretanto, como todo atleta é responsável por aquilo que entra em seu corpo, Sara teve uma suspensão de dois meses aplicada e todos os seus resultados obtidos entre 16 de fevereiro e 7 de junho foram suspensos, ainda que não tenha tido grande destaque no período. Seus melhores resultados neste intervalo foi uma semifinal de um torneio no Marrocos e a segunda rodada de Roland Garros. Com a suspensão, a italiana não poderá disputar a edição deste ano do US Open, onde já faturou um título de duplas e chegou nas semifinais do torneio de simples de 2012.

A substância encontrada no organismo de Errani se enquadra na seção de moduladores hormonais e metabólicos da lista de substâncias proibidas da Agência Mundial Antidoping (WADA). Por meio de uma carta divulgada em suas redes sociais, Sara Errani se diz inocente e se mostra triste com o resultado positivo. “Nunca tomei, na minha vida e durante a minha carreira, qualquer substância proibida. Estou extremamente decepcionada, mas ao mesmo tempo em paz com a minha consciência, e consciente de que não fiz nada de errado”, afirma a tenista.

O medicamento para o tratamento do câncer de sua mãe em que a substância foi encontrada é o Femara. Errani e outros membros de sua família acabaram sendo submetidos a testes para descobrirem como o letrozol acabou entrando em seu organismo. Ela afirma que a contaminação cruzada provavelmente veio através da manipulação de alimentos onde antes estiveram comprimidos do medicamento de sua mãe. Segundo ela, essa seria a única opção possível, já que nunca tomou uma das pílulas por engano e a quantidade pequena em seu organismo comprovaria isso. "A única opção viável foi que uma contaminação acidental de alimentos ocorreu em algum momento na casa" assegurou.

Em uma audiência feita pela ITF com Errani, a mãe da ex-número cinco do ranking mundial esteve presente. Ela admitiu para as autoridades que teria deixado cair as pílulas da cartela por acidente no chão ou na bancada em que as refeições são preparadas. “Ela explicou como em ocasiões, acidentalmente, empurrou dois comprimidos para fora (da cartela) além do necessário. (...) que essas pílulas eram dispensadas nas proximidades de onde a comida seria e, de fato, era preparada, criando um risco óbvio de contaminação", apontam os registros da audiência.


Assim, mãe filha participaram de testes para comprovarem se os alimentos poderiam incorporar a substância. Durante os testes o letrozol foi absorvido pela mistura de carne utilizada em um tortellini (pastéis de massa de farinha de trigo e ovo, recheados com mistura de carnes) feito em temperatura ambiente. Embora os testes não tenham sido feitos em laboratório, o tribunal independente considerou que era mais provável que a comida de Errani estivesse contaminada, e não o contrário. Além disso, o relatório conclui que não existem provas que o letrozol melhore o desempenho de um jogador de elite mundial do tênis.

Foto: Adam Pretty/Getty Images Europe


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar