Últimas Notícias

Com tensão na Coreia do Norte, segurança de Pyeongchang 2018 segue na mira do COI

A escalada cada vez mais veloz das tensões envolvendo os testes com armas nucleares feitos pela Coreia do Norte, deixaram o Comitê Olímpico Internacional (COI) alerta sobre problemas de segurança que poderiam vir a afetar a preparação ou até mesmo os Jogos Olímpicos de PyeongChang em fevereiro de 2018.

Durante a sessão do COI que será realizada no mês de setembro em Lima, os problemas envolvendo a Coreia do Norte estarão em pauta. Após novas sanções serem aplicadas ao país pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, a Coreia do Norte aumentou o ritmo em seus testes com armas nucleares na região da península coreana. Isso vem causando grande tensão no mundo inteiro e fez com que uma série de trocas de ofensas e ameaças fossem proferidos pelo presidente norte-coreano, Kim Jong-Um, e pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com direito a promessas de ataques de ambos os lados.

O COI assegurou que monitora de perto o que ocorre na Coreia do Norte, que está a apenas 80 quilômetros de distância da cidade sede dos jogos, e trabalha em conjunto com o comitê organizador de PyeongChang 2018 para garantir que tudo ocorra da forma mais segura possível.

Os presidentes de grandes potências olímpicas falaram recentemente sobre o assunto e se mostraram tranquilos sobre a segurança do evento. O presidente do Comitê Olímpico da França, Denis Masseglia, assegurou que no momento não existem motivos para se preocuparem. “Estamos monitorando cuidadosamente a situação. Claro que se a tensão aumentar, precisaremos nos adaptar. Mas Pyeongchang está pronto para hospedar os Jogos " garantiu Masseglia. Já os alemães disseram seguir as recomendações do governo de seu país sobre viagens internacionais, e que no momento não existe nenhuma restrição para a Coreia do Norte. Ainda assim, o comitê esportivo local assegurou que torce para que até o início das Olimpíadas os ânimos na região se acalmem.

O presidente do Comitê Olímpico dos Estados Unidos (USOC), Patrick Andusky, destacou que todas as sedes apresentam desafios em diferentes aspectos de segurança, e disse que o USOC irá assegurar que todos os atletas norte-americanos se mantenham seguros.  "Como sempre acontece, estamos trabalhando com os organizadores, o Departamento de Estado dos Estados Unidos e as agências de aplicação da lei relevantes para garantir que nossos atletas e nossa delegação inteira estejam a salvo " garantiu.


Juntamente com Sochi 2014 e Rio de Janeiro 2016, PyeongChang é a terceira edição de Jogos Olímpicos de forma consecutiva que o COI enfrenta algum problema mais grave, seja de ordem política, de segurança, direitos humanos ou causas ambientais.

Foto: IOC/Chung Jung-Jun


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar