Últimas Notícias

Cidade suíça apresenta projeto de candidatura dos Jogos olímpicos de 2026 ao governo

O comitê de candidatura de Sião, Suíça, para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2016 se reuniu no final da última semana para apresentar documentos detalhados sobre o processo ao governo suíço e aos outros cantões da região que apoiam a candidatura da cidade. Sião é a capital do cantão do Valais, e é um dos maiores cartões postais do país nórdico. O cantão do Valais é um dos maiores e mais ricos da Suíça, situado ao sul do país.

Os documentos apresentados incluíam detalhes técnicos sobre o projeto, como locais de competição, transporte e alojamento, além de orçamentos dos custos operacionais e as expectativas de investimento. Também foi levantado no relatório o potencial legado que a realização dos Jogos poderia trazer para a hospedagem do local. De acordo com o projeto apresentado, os custos operacionais girariam em torno de 1,91 bilhões de dólares. Além disso, um investimento de cerca de 95,7 milhões em infra-estrutura seriam necessários para a realização do evento. O comitê de candidatura de Sião espera contar com 1,39 bilhões de dólares repassados pelo Comitê Olímpico internacional (COI) através das receitas de transmissão e patrocínio, o que ajudaria nos custos dos Jogos.

Sião e o cantão de Valais disputou a indicação do Comitê Olímpico da Suíça (Swiss Olympic) com o cantão de Grisões. Mas uma consulta à população de Grisões já indicava que o escolhido seria Valais, já que uma forte reprovação foi indicada no referendo. Mais de 60% da população de Grisões se mostraram contra sediar os Jogos de 2026.

Após ser escolhido pelo Swiss Olympic, Sião teve a candidatura ratificada pelo Parlamento suíço no dia 11 de abril. Agora o projeto será encaminhado para o Escritório Federal Suíço do Esporte (FOSPO), para que seus consultores e outros órgãos federais analisem os documentos. A expectativa é que o governo do país também aprove o projeto e, assim, a candidatura de Sião poderá ser lançada internacionalmente.

O presidente do Swiss Olympic e vice-presidente do Comitê de Candidatura de Sião 2026, Jürg Stahl, comemorou os avanços alcançados pelo projeto e se disse satisfeito com a união entre o Comitê de candidatura e as equipes olímpicas do país trabalharam de forma conjunta. "O resultado confirma que o dossiê é viável e que temos uma chance real de vermos uma candidatura suíça para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno" afirmou Stahl.

O presidente do comitê de candidatura, Jea-Philippe Rochart, concorda com Satahl e acredita que o projeto poderá impulsionar a Suíça em possíveis desafios no futuro. “O dossiê de viabilidade extremamente abrangente que acabamos de enviar confirmou que a possível de organização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno em 2026 é totalmente realizável” assegurou.


Se a cidade vier a receber os Jogos de Inverno de 2026, seria a terceira vez que a Suíça sediaria o evento. As outras duas foram em 1928 e 1948.  Além da cidade suíça, já se mostraram interessadas em se candidatar as cidades de Innsbruck, na Áustria, e Calgary, no Canadá. Enquanto a primeira passa por um referendo no dia 15 de outubro, a segunda deverá primeiramente receber a aprovação do Conselho da cidade.

Foto: Alamy


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar