Últimas Notícias

CBDA aprova novo estatuto para se adequar a FINA

Em assembleia geral extraordinária nesta terça-feira(22), no Rio de Janeiro, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, CBDA, aprovou novo estatuto da entidade para se adequar à Federação Internacional de Natação, a FINA. Estiveram presentes na Assembleia geral, 26 representantes das Federações, mais a comissão dos atletas, representada pelo maratonista Carlos Rosa. Apenas a Federação do Piauí não enviou representante. O novo estatuto foi consolidado e aprovado por mais de 2/3 dos presentes. 

Agora é preciso esperar pela aprovação da Fina, que não reconhece a eleição de Miguel Cagnoni no último dia 9 de junho. Tudo porque, após intervenção jurídica da entidade, o dirigente foi eleito com a participação de clubes e atletas, baseado na Lei Pelé, mas contra o estatuto da própria CBDA registrado na FINA. A assembleia, que contou com presidentes das federações estaduais, mais o representante dos atletas, contou com a presença de um representante da Fina, o presidente da Confederação Sul-Americana de Natação, Juan Carlos Orihuela.

A nova diretoria da CBDA alega que não é necessária um nova eleição, pois teria seguido as leis brasileiras e a determinação da Justiça. E por esta razão a Fina exigiu alteração de estatuto. A eleição foi realizada por um interventor judicial após o vencimento do mandato da gestão anterior.
Ainda segundo a CBDA o novo estatuto já havia sido pré-aprovado pela própria Fina, que manifestou não contrariar suas normas, e segue o que está determinado em Lei e estabelecido pela Justiça antes do pleito que elegeu a atual diretoria.


foto: divulgação

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar