Últimas Notícias

Apesar dos esforços, atletismo russo deve ser mantido suspenso das competições pela IAAF

Apesar dos esforços feitos pelo atletismo da Rússia, o país deverá ser mantido suspenso das pistas de todo o mundo. Assim que o grande caso de doping, sistemático e com apoio do governo local, veio à tona através de um relatório independente divulgado pela Agência Mundial Antidopagem (WADA), o país foi suspenso de qualquer competição internacional. Era novembro de 2015. Desde então, a Rússia vem tentando obter a liberação da IAAF.

O tema foi discutido durante a reunião do Conselho da Federação Internacional das Associações de Atletismo (IAAF), nesta terça-feira. A reunião ocorreu em Londres, sede do Campeonato Mundial de Atletismo que começa a ser disputado nessa sexta-feira. Por decisão unanime, o conselho decidiu manter a suspensão da Rússia. A decisão será repassada para o Congresso da IAAF que ocorre hoje, também na capital britânica. Como revelado pelo Surto Olímpico, o presidente da Federação Russa de Atletismo (RUSAF), Dmitry Shlyahtin, falará durante o Congresso tentando provar que a Rússia vem atendendo a todos os pedidos feitos pelo corpo técnico antidopagem da WADA e da instituição de atletismo, pedindo assim, que o país seja liberado para competir.

De acordo com Sebastian Coe, presidente da IAAF, a Rússia vem avançando constantemente na solução dos problemas referentes ao doping sistemático que ocorria no país, mas que isso ainda não é o suficiente para permitir o retorno russo ao atletismo internacional.

O presidente do grupo independente que trabalhou na investigação do sistema de doping russo, Rune Andersen, disse a Coe e ao Conselho da IAAF, que a Rússia vem sim trabalhando na direção certa, mas que “ainda havia questões que precisavam ser resolvidas”. Entre essas questões que ainda precisam ser trabalhadas estão testes “significativos” em uma base generalizada. Outro ponto é a aplicação de suspensões aos treinadores que faziam parte do esquema ou que treinavam os atletas testados positivos. Andersen deu como exemplo o treinador de marcha atlética Viktor Chegin, que mesmo estando envolvido nos casos de doping, continua a trabalhar com outros atletas na Rússia. “A Agência Antidopagem da Rússia (RUSADA) iniciou alguns testes, mas não testes abrangentes. Há um longo caminho a percorrer antes de realizar os testes que consideramos significativos” afirmou.


Para Sebastian Coe, a situação vem progredindo constantemente, com a Rússia seguindo um caminho correto. Mas que agora a discussão gira em torno da velocidade desse progresso. Ainda que os atletas russos sigam suspensos, 19 deles foram liberados para competir no Mundial que começa sexta-feira, mas de forma neutra.

Foto: Getty Images


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar