Últimas Notícias

Nove atletas russos irão disputar como neutros mundial sub-18 de atletismo

Nove atletas russos foram permitidos de disputar como atletas neutros o Mundial sub-18 de Atletismo. Mas apesar da abertura da IAAF para os atletas poderem disputar o evento a Rússia ainda está suspensa das competições da entidade.

O Mundial será em Nairobi (Quênia), entre os dias 12 e 16 de julho.

A suspensão da Rússia ocorreu em 2015, após um relatório da WADA sobre doping no país comprovar que houve até ajuda do governo para que atletas saíssem ilesos da situação.

O Conselho de Revisão do Doping da IAAF, composto pelo presidente Robert Hersh, Sylvia Barlag e Antti Pihlakoski, aceitou os pedidos, embora a participação dos atletas esteja sujeita a conclusão de processos formais.

Os atletas que irão competir em Nairobi são Aksana Gataullinain, Ekaterina Gorshenina, Salavat Ilkaev, Elvira Khasanova, Sergey Kozhevnikov, Polina Miller, Varvara Nasibulina, Danila Tundykov e Valentina Ulyanova.

"Gostaria de agradecer aos membros do Conselho de Revisão do Doping por sua contínua dedicação e diligência neste processo de revisão em andamento", disse o presidente da IAAF, Sebastian Coe.

"Este processo é sobre o nosso desejo de apoiar as esperanças e aspirações de todos os atletas limpos, incluindo atletas russos de todas as idades, que foram falidos por seu sistema nacional."

"Estou encantado que estes nove atletas terão a chance de competir como atletas neutros nesses campeonatos e garantiremos que eles tenham a rede de apoio que eles precisam para competir com a melhor de suas habilidades".

De acordo com a IAAF, 22 pedidos de atletas russos foram aprovados para eles competirem como neutros enquanto outros 45 pedidos foram rejeitados.
Em 13 de junho, após a última visita de inspeção da Força-Tarefa da IAAF, o presidente da RusAF, Dmitry Shlyakhtin, expressou a confiança de que mais atletas de seu país seriam declarados elegíveis para competir internacionalmente como neutros até julho.

Desde a publicação das diretrizes atualizadas de acordo com a Regra 22.1A (b) no início deste ano, a IAAF recebeu mais de 130 pedidos de atletas russos, mais de 40 desses pedidos foram endossados pela RusAF.
"Uma série dessas aplicações permanecem sob revisão pelo Conselho de Revisão de Doping de acordo com as diretrizes, enquanto as amostras armazenadas continuam sendo reanalisadas e os atletas referenciados no relatório da Pessoa Independente publicado em dezembro passado continuam a ser avaliados em consulta com especialistas" Disse a IAAF."

"Este sendo um processo contínuo, a IAAF só fará anúncios à medida que as decisões forem tomadas pelo Conselho de Revisão do Doping sobre pedidos bem-sucedidos e esses atletas tenham sido devidamente informados."

Foto:Getty Images


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar