Últimas Notícias

Mundial de Atletismo Paralímpico 2017 - Dia 5

O Brasil faturou cinco medalhas no quinto dia de disputa do Mundial de Atletismo Paralímpico, que está sendo realizado em Londres (GBR).

Na parte da manhã, André Rocha conquistou a medalha de ouro no lançamento de disco F52 - a quinta conquista dourada do Brasil em cinco dias de competição, disputada no Estádio Olímpico. O Brasil soma até aqui dez medalhas, cinco das quais de ouro, duas de prata e três de bronze. O evento se estenderá até domingo, 23.

O brasileiro sagrou-se campeão ao atingir a marca de 23,80m em sua quarta tentativa - novo recorde mundial da prova. Até a metade da disputa, ele estava atrás do letão Aigars Apinis, que terminou com 21,95m. O bronze foi para o croata Velimir Sandor, que finalizou sua participação com 17,95m.

André coroa, desta maneira, o melhor ano de sua carreira. No mês passado, ele já havia estabelecido a melhor marca mundial no lançamento do disco, com os 23,24m conseguidos no Grand Prix do Comitê Paralímpico Internacional (IPC) de Berlim, na Alemanha.

"As pessoas não fazem ideia do que esse título significa para mim. Para quem chegou até a cogitar abandonar o esporte ou até ir para outra modalidade, alcançar algo como esse ouro não tem preço. Foi muita luta, suor e fé em Deus. Tenho de agradecer à minha família, treinador... Muita gente que me apoia e que acredita no meu trabalho. Estou muito, muito feliz", afirmou, emocionado, André, que era policial militar e, em uma perseguição no final de 2005, caiu de um muro e sofreu uma lesão na coluna.

Petrúcio Ferreira competiu nos 400m T47 (para amputados de braço) e passou à final com o quarto melhor tempo (51s55) - a final será nesta quarta-feira, 19. Já a paraense Jhulia Santos foi outra a classificar-se para a briga por medalhas, mas nos 100m T11 (cegos totais). Ela registrou o tempo de 12s80 - a segunda mais rápida da eliminatória. Ariosvaldo Fernandes, o Parré, avançou nos 400m T53 (cadeirantes), com a marca de 51,65m. Emerson dos Santos, por fim, foi 12º no arremesso de peso F46, com 11,19m.

Izabela Campos também subiu ao pódio pela manhã. A mineira de Belo Horizonte voltou a conquistar a medalha de bronze no lançamento de disco F11 (cego total) - a exemplo do que já havia feito há dois anos, no Mundial de Doha (Catar), e no ano passado, nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016.  Ela subiu ao pódio com a marca de 31,83m - a sua melhor na temporada. Aos 36 anos, ela ficou atrás apenas das chinesas Liangmin Zhang (35,11m) e Hongxia Tang (33,63m).

"Este resultado é fruto de um trabalho que começou antes dos Jogos do Rio 2016. Foi uma prova em que nem eu e nem minhas adversárias fizeram as melhores marcas, mas estou bastante satisfeita com o resultado", disse a atleta, que teve sarampo aos 6 anos e perdeu a visão progressivamente até ficar completamente cega aos 18. Izabela conseguiu mais uma medalha na noite, agora uma prata no lançamento de dardo F11 (cegos totais). Após queimar as suas cinco primeiras tentativas, a atleta encaixou seu último lançamento para obter a marca de 24,90m. O suficiente para superar todas as suas adversárias, menos a chinesa Huimin Zhong, que venceu com 26,05m. Ness Murby, do Canadá, atingiu 23,69m e ficou com o bronze.

"Eu decidi ir pra cima e não deixar escapar a medalha. Eu sabia que poderia fazer muito mais do que tinha conseguido, mas não havia encaixado ainda. Eu aprendi hoje, verdadeiramente, a me controlar durante uma situação de adversidade. Estou saindo muito feliz", disse Izabela, que perdeu a visão aos 18 anos, vítima de sarampo. 

Mateus Evangelista foi o segundo colocado nos 200m T37 (paralisados cerebrais), com o tempo de 23s41. Aos 23 anos e fazendo sua estreia em Mundiais de Atletismo, ele foi superado apenas pelo sul-africano Charl Du Toit, que venceu com 23s27. Completou o pódio o argelino Sofiane Hamdi (23s94).

"Essa medalha foi conquistada na raça. Tentei buscar o sul-africano todo o tempo, mas não deu no fim. De qualquer forma, foi uma prova excelente e estou muito satisfeito", disse Mateus, cujo lado direito do corpo tem os movimentos limitados por falta de oxigenação no cérebro na hora do parto.

Em seguida, foi a vez de Rodrigo Parreira. Vice-campeão paralímpico do salto em distância T36 (paralisados cerebrais), ele conseguiu a mesma posição em solo londrino. Rodrigo saltou 5,55m em sua quinta tentativa, ficando a apenas oito centímetros do ucraniano Roman Pavlyk (5,63m). O bronze foi do atual campeão paralímpico, Brayden Davidson, da Austrália, com 5,39m.

"Foi uma prova decidida no detalhe. O atleta da Ucrânia acertou este salto e acabou vencendo a prova. Eu estou feliz, de qualquer forma. Quando olho para trás, vejo que há grandes saltadores aos quais superei, então fico muito satisfeito. Não é fácil chegar até aqui", disse o goiano de 22 anos.
  
Outros brasileiros também competiram nesta terça-feira. Paulo Henrique Reis ficou com a sétima posição do salto em altura T13 (baixa visão), com a marca de 1,74m. Gustavo Araújo, por sua vez, foi o quinto colocado nos 200m T13, com o tempo de 22s51. Mesma posição de Edson Pinheiro nos 200m T38 (paralisados cerebrais), que cumpriu a distância em 23s56. Ariosvaldo Fernando ficou com o oitavo posto na final dos 400m T53 (cadeirantes), com 52s22.

Três atletas do país foram desclassificados em suas respectivas disputas: Daniel Mendes (400m T11) e Renata Bazone (800m T11), sob alegação de terem sido puxados pelos atletas-guia. Já Jhulia Santos concluiu a prova dos 100m na segunda colocação mas foi desclassificada. Minutos antes, ela e o guia Newton Júnior fizeram a largada da eliminatória dos 800m, mas abandonaram 60 metros após a prtida. A arbitragem do Mundial entendeu que tratou-se de uma atitude antidesportiva e, por este motivo, invalidou o resultado da atleta natural do Pará nos 100m.
  
Foto: MPIX/CPB


  

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar