Últimas Notícias

Gestor das categorias de Base avalia desempenho do Brasil no Pan-Americano Sub 18 e Sub 21 de Judô

A delegação brasileira voltou de Cancún nesse domingo com 32 medalhas dos Campeonatos Pan-Americanos Sub 18 e Sub 21 disputados no último final de semana na cidade mexicana. A nova geração do judô brasileiro obteve um excelente resultado ao conquistar 24 ouros, quatro pratas e quatro bronzes no torneio continental, liderando o quadro geral de medalhas nas duas classes etárias. Resultado comemorado pelo gestor das categorias de base da CBJ, Marcelo Theotônio.

"Foi, sim, um resultado excelente. Conquistamos 24 ouros de 32 possíveis e mantivemos a hegemonia continental também nas classes mais jovens do judô. Mas, não podemos nos acomodar e achar que esse resultado nos coloca muito acima dos outros países. As seleções do Canadá, México, Colômbia e Equador, por exemplo, também mostraram força em algumas categorias. Nós vencemos a maioria dos combates, mas não foram lutas fáceis", pontua.

Marcelo viajou a Cancún como chefe de delegação da seleção Sub 18, que contribuiu com 17 medalhas para o Brasil na sexta-feira, 30, primeiro dia de competição. O resultado da equipe mais jovem traduziu um outro aspecto do trabalho que vem sendo desenvolvido pela CBJ nos últimos anos visando à descentralização do judô nacional.

"No juvenil, o destaque foi que tivemos atletas de nove estados brasileiros subindo ao pódio: Rio Grande do Norte, Roraima, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Amazonas, Rondônia, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Essa descentralização mostra que estamos dando oportunidades e desenvolvendo o judô brasileiro como um todo. Começar esse processo nas classes mais jovens é fundamental", explica.

A equipe Júnior, por outro lado, foi responsável por 15 das 32 medalhas. Nessa classe, o país teve 12 ouros, uma prata e dois bronzes, medalhando em 15 das 16 categorias disputadas.

"O resultado coletivo do Sub 21 foi muito expressivo também. Mas, não podemos deixar de destacar um resultado individual da nossa atleta do peso-médio (70kg), Ellen Santana, que, na primeira luta, venceu a líder do ranking mundial adulto, Elvismar Rodriguez, que apesar de jovem tem bastante rodagem e resultados importantes no Circuito Mundial FIJ", lembra Theotônio.

O calendário das categorias de base neste ano tem como próximo compromisso o Campeonato Mundial Juvenil, de 01 a 13 de agosto, em Santiago (Chile); um estágio internacional Sub 21 em Berlim, em agosto; e fecha com o Campeonato Mundial Júnior, de 09 a 22 de outubro, em Zagreb (Croácia). 

Foto: Divulgação


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar