Últimas Notícias

FBI investiga processo de escolha de Eugene como sede do Mundial de Atletismo em 2021


Segundo a BBC, a decisão controversa de premiar o Campeonato Mundial de Atletismo 2021 para a cidade americana de Eugene, está sendo investigada pelo FBI e pela Divisão Criminal do Internal Revenue Service (IRS), um serviço de Receita Federal do governo dos EUA. A cidade americana recebeu o direito de sediar o evento em 2015 pela IAAF, ignorando o processo formal de candidatura.

Procuradores franceses que investigaram corrupção na IAAF lançaram seu próprio inquérito sobre a concessão do evento em 2015. O ex-presidente da IAAF, Lamine Diack, que agora está efetivamente detido em prisão domiciliar na França por alegações de corrupção, foi o centro da decisão.

Eugene recebeu o evento apesar do forte interesse da cidade sueca de Gotemburgo. A cidade do estado americano do Oregon está intimamente associada à Nike, cuja sede fica a poucos quilômetros de distância. A Nike financia grande parte das instalações desportivas da Universidade de Oregon, onde serão realizados muitos dos eventos de Eugene 2021.

Uma história da BBC em novembro de 2015 sugeriu que o presidente da IAAF, Lord Coe, pode ter pressionado seu antecessor durante a oferta e revelou que ele havia discutido isso com um executivo da Nike. Lord Coe negou as insinuações. No entanto, ele desistiu de seu papel na Nike - o que ele havia mantido há 38 anos - mais tarde, no mês anterior, as acusações de um conflito de interesses eram "uma distração" e "não é bom para a Nike ou a IAAF".

Bjorn Eriksson, que era o chefe da equipe de Gotemburgo, negou a oportunidade de apresentar uma oferta rival, disse que foi uma "violação do fair play".

Uma porta-voz da IAAF e Lord Coe disse que desconhecia as sondas do FBI e do IRS.

"A equipe da IAAF não recebeu notificações do FBI ou do IRS. No entanto, estamos empenhados em trabalhar em estreita colaboração com qualquer investigação chave, como fazemos com a equipe de investigação francesa, e tomaremos medidas se for encontrada alguma tentativa errada em uma IAAF processo de licitação."

O FBI investigou a corrupção na Fifa, entidade máxima do futebol, resultando em várias denúncias de corrupção de inúmeros funcionários de alto escalão.

Foto: BBC


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar