Últimas Notícias

Atletas norte-coreanos são autorizados a atravessar fronteira com a Coreia do Sul para participar de Pyeongchang 2018


Os atletas norte-coreanos serão autorizados a atravessar a zona desmilitarizada para a Coreia do Sul para competir nos Jogos Olímpicos de Inverno do próximo ano, de acordo com o presidente do comitê organizador de Pyeongchang 2018, Lee Hee-beom.

A península coreana foi dividida por 4 km de largura desde 1953 com milhões de tropas de ambos os lados. Não há movimento de pessoas em qualquer direção, mas em um ato simbólico, o presidente do comitê organizador dos Jogos, Lee, disse que os atletas norte-coreanos teriam liberdade para chegar por estrada, apesar da atual tensão entre as nações.

Somente na quarta-feira (17), a nova presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, disse que há uma alta possibilidade de conflito com o Norte, que está avançando com programas nucleares e de mísseis.

Discutindo o progresso para os Jogos do próximo ano na Embaixada da Coreia do Sul em Londres, no entanto, Lee disse que os Jogos Olímpicos proporcionaram uma oportunidade para descongelar as relações.

"A Coreia do Sul vai receber a Coréia do Norte e quando eles decidirem vir, o governo sul-coreano permitirá que eles venham pela estrada e quando eles tiverem equipes de apoio, o governo coreano permitirá que eles venham por navio", disse ele à Reuters. "Todas as nações são bem-vindas, incluindo a Coreia do Norte e a Rússia. Queremos que sejam os Jogos da Paz."

Quase todos os atletas de atletismo russos foram banidos dos Jogos Olímpicos de Rio no ano passado, após um escândalo de doping, mas Lee disse estar confiante de que o corpo antidoping da Rússia teria sua casa em ordem a tempo para uma Olimpíada de Inverno "limpo". 

"A participação da Rússia não é minha autoridade", disse ele. "É o COI e as organizações relevantes que vão finalmente decidir, mas como presidente do comitê Pyeongchang, gostaríamos de receber todos os países e todos os atletas. Sei que os russos têm sido muito ativos no encontro com os regulamentos do COI e da Wada ".

Além da ameaça de guerra, o acúmulo dos primeiros jogos da Coreia do Sul desde os Jogos Olímpicos de Seul de 1988 foi ofuscado por um escândalo de corrupção do governo que forçou o presidente Park Geun-hye a sair do governo através de um impeachment, em março.

"Antes quando o público foi perguntado o que eles pensaram sobre Pyeongchang 2018, 47% disseram "escândalo". Mas depois do sucesso dos testes e do apoio do novo presidente, o povo coreano está começando a ter confiança nos Jogos", disse Lee.

Enquanto Lee espera que os norte-coreanos e russos estarão lá, ele não desistiu dos maiores nomes do hóquei no gelo do mundo, chegando apesar da Liga Nacional de Hóquei no mês passado.

A NHL participou de todas as Olimpíadas de Inverno desde os Jogos de Inverno de Nagano de 1998, mas está insatisfeita por ter que encerrar sua temporada regular por três semanas.

"Estamos fazendo nosso melhor esforço para participar", disse Lee. "Com base nas minhas discussões com o chefe da Federação Internacional de Hóquei no Gelo (Rene) Fasel, ele disse que nada está concluído e ainda estamos em discussões".

Foto: The Guardian


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar