Últimas Notícias

Sete atletas russos são liberados para competir internacionalmente pela IAAF


Dois campeões mundiais estão entre os sete atletas russos que foram liberados na terça-feira pela Federação Internacional de Atletismo para competir internacionalmente enquanto seu país continua proibido por doping. A IAAF até agora aprovou 12 russos no total para competir como neutros, com 10 dessas aprovações este ano.

A nova lista inclui Sergei Shubenkov, corredor dos 110m com barreiras e Mariya Kuchina, do salto em altura. Ambos ganharam medalhas de ouro no Campeonatos Mundial de 2015 em Pequim e poderão defender seus títulos em Londres, em agosto.

Para ser aprovado, os atletas devem mostrar um painel de revisão de doping da IAAF que eles foram adequadamente testados por um longo período por agências não-russas. No entanto, a IAAF disse que os atletas ainda estariam sujeitos à aceitação de suas entradas por organizadores dos eventos, como a série Diamond League. O circuito de 14 etapas será inaugurado em 5 de maio em Doha, no Catar.

"Estou muito satisfeito por estar novamente nesta situação. Este foi sempre o nosso direito legal. Isso não deveria ter acontecido.", disse Shubenkov à agência russa R-Sport. 

A IAAF disse que os outros atletas aprovados foram: Daniil Tsyplakov, que ficou em quinto lugar no salto em altura no Mundial de 2015, Illia Mudrov e Olga Mullina, do salto com vara, e Sergey Shirobokov e Yana Smerdova, da marcha atlética. 

Shirobokov, de 18 anos, que venceu o título russo em fevereiro, vem do principal centro de treinamento de marcha atlética da Rússia, na cidade de Saransk, que foi associada a mais de 25 casos de doping. Seu ex-treinador, Viktor Chegin, foi banido do esporte no ano passado por seu envolvimento em vários casos de doping, embora o centro continue operando sob outro nome, com vários ex-colegas de Chegin como treinadores.

Foto: AP




0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar