Últimas Notícias

Comitê Paralímpico Internacional "satisfeito" depois do Tribunal Suíço rejeitar apelação russa

O Comitê Paralímpico Internacional (IPC) afirmou estar satisfeito depois que o Tribunal Federal Suíço rejeitou o apelo do Comitê Paralímpico Russo (RPC) contra sua suspensão.

A adesão da RPC ao IPC foi suspensa na sequência do condenado Relatório McLaren encomendado pela Agência Mundial Antidoping, que alegou a presença de um esquema de doping patrocinado pelo Estado em vários eventos importantes, incluindo os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2014 em Sochi.

A Rússia foi proibida de competir nos Jogos Paralímpicos do ano passado no Rio de Janeiro e levou ao país a montar uma versão alternativa dos Jogos. A proibição fez com que o Comitê Russo apelasse à Corte Arbitral do Esporte (CAS), porém o recurso foi indeferido.

"O Tribunal Federal Suíço considerou que o CAS não tinha que analisar se a decisão de suspender o RPC do IPC prejudicaria os direitos individuais de Para-atletas, como o direito de justiça natural ou qualquer direito de personalidade. Qualquer membro suspendido do IPC perde todos os direitos, incluindo a entrada de atletas em competições sancionadas pelo IPC, incluindo os Jogos Paralímpicos", disse o IPC em Uma declaração divulgada hoje.

O presidente da IPC, Philip Craven, descreveu o sistema antidoping na Rússia como "quebrado, corrompido e totalmente comprometido" ao justificar a suspensão, enquanto acusava o governo russo de "catastróficamente falhar" seus atletas.

A posição do IPC contrasta com a do Comitê Olímpico Internacional (COI), que optou por adiar a decisão sobre a extensão da participação dos atletas russos no Rio 2016 às Federações Internacionais.

"O Tribunal Federal Suíço também rejeitou o argumento de que os paraatletas russos deveriam ter direito a igualdade de tratamento em relação aos atletas olímpicos russos depois que o Comitê Olímpico Russo não foi suspenso pelo COI", acrescentou a declaração do IPC.

Foto: Inside the Games


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar