Últimas Notícias

Alex Zanardi, o herói perseverante

A história de todos os atletas paralímpicos tem como ingrediente principal a superação, mas no caso de Alex Zanardi, a empatia do público é maior. Quinze anos atrás, o mundo viu estupefato um dos acidentes mais terríveis da história do automobilismo. Zanardi, famoso piloto italiano da F-Indy, teve um problema ao sair dos boxes em uma corrida na Alemanha e ao voltar para pista foi atingido em cheio por outro carro. O carro de Zanardi partiu-se ao meio, e o corpo também. Suas pernas foram violentamente arrancadas, em uma imagem chocante.

Parecia ali uma morte certa. Zanardi perdeu muito sangue ficando apenas com 25%  no seu corpo,  sofreu sete paradas cardíacas e ficou oito dias em coma lutando pela sua vida.  Sobreviveu, o que foi considerado um verdadeiro milagre e quando saiu do hospital em outubro de 2001, saiu sem praguejar contra a sorte. Sorriu e agradeceu a sorte que teve de estar vivo, devido ao acidente. E o mundo comemorou surpreso a sua pronta recuperação

Sua simpatia o fez ir em frente, no automobilismo em carros adaptados para que pudesse dirigir com as mãos, e depois, seguiu a carreira paraolímpica sempre sobre rodas, no ciclismo. Conquistou três medalhas em Londres, no já circuito de Brands Hatch e três no Rio de Janeiro, onde começou a brilhar na F-Indy há 20 anos atrás. E no Rio tem mais um adicional de ter competido no aniversário de 15 anos do seu acidente, ou como ele mesmo disse, do dia do seu 'renascimento' .

Zanardi que já tinha status de herói antes mesmo dos Jogos Paralímpicos consolidou ainda mais o seu status de lenda viva se tornando medalhista paralímpico, acelerando com sua bicicleta de mão, vivendo e sorrindo a cada curva e se emocionando a cada vez que o hino italiano é tocado em sua honra. Zanardi é um exemplo de superação mesmo sem ter essa obrigação propriamente dita. Zanardi sempre teve a perseverança e o amor pela velocidade como os seus maiores aliados na recuperação do seu acidente e da vida plena que levou desde então. Mesmo que não tivesse medalhas paralímpicas, já seria um dos maiores esportistas da história.

Mas ele sempre quis viver competindo em alta velocidade e quando renasceu para o mundo, achou seu lar, entre os grandes atletas paralímpicos e vai ganhando medalhas, enchendo de orgulho sua legião de fãs, que aumenta a cada grande feito do italiano. Já arrisco dizer que ele é um dos poucos esportistas que pode ser considerado uma unanimidade. Afinal, como não amar Alessandro Zanardi? 


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar