Últimas Notícias

Guia Rio 2016: Ginástica Artística

A Ginástica artística está presente no programa olímpico desde a a primeira edição dos Jogos, em 1896. O esporte, apesar de ser criado na era moderna pelos alemães, viu ao longo do tempo países como a União Soviética, Japão e Romênia dominarem a ginástica mundial. Hoje em dia, o torneio acontece de forma mais democrática, com vários países com chance de medalha.

Atualmente, os quatorze eventos são disputados em seis aparelhos no masculino e quatro no feminino. As barras assimétricas e a barra de equilíbrio são de exclusividade das mulheres enquanto a barra fixa, barras paralelas, cavalo com alças e argolas se restringem aos homens.O solo e o salto são disputados por ambos os gêneros.

A pontuação é dada por uma banca com nove árbitros, que avalia o grau de dificuldade (nota A) e a qualidade técnica dos movimentos executados em cada prova (Nota B). Os ginastas devem participar de quatro competições, cada uma delas com características e objetivos próprios, sendo assim denominadas: A Qualificatória, Final Individual Geral, Final Individual por aparelho e Final por Equipes. E a ginástica artística encerra sua participação nos jogos no evento de gala, que no Rio de Janeiro, será dia 17/08.


Masculino

Individual Geral
Datas: 6/8 (Qualificação) e 10/08 (Final)
Sede: Arena olímpica do Rio
Competidores: 24 atletas (máximo de dois ginastas por país)
Favorito ao ouro:  Kohei Uchimura
Candidatos a medalha:  Manrique Larduet |  Shudi Deng |  Max Whitlock |  Oleg Verniaiev
 Brasil:  Arthur Nory, Sérgio Sasaki,

Uchimura é o grande nome da ginástica masculina Foto: japantimes

Nessa disputa o ginasta a ser batido é Kohei Uchimura. Ele é o atual campeão olímpico e no nesse último ciclo, dominou os mundiais de ginástica. Aliás, desde 2009 que Uchimura fica no alto do pódio no individual geral. É um ouro certo para o Japão. A disputa pelas outras medalhas promete ser um pouco mais equilibrada, com nomes com o cubano Manrique Ladruet, o britânico Max Whitlock e o ucraniano Oleg Vernyayev.

A equipe brasileira tem dois bons nomes que podem aparecer na final individual: Artur Nory e sérgio Sasaki. Nory participou da final do mundial do ano passado e ficou em décimo segundo. Disputando a competição em casa pode dar Nory uma posição mais alta na classificação final. Já Sasaki, se não tivesse tido uma grave contusão no fim de 2014, seria um dos que lutariam por medalha, afinal terminou em sexto no mundial  de 2014. Mas como será a sua participação no indivual geral ainda é uma incógnita. Ficar emuma posição melhor do que ficou em Londres, décimo lugar, seria um grande feito.

Geral Por Equipes
Datas: 06/08(Qualificação) e 08/08 (Final)
Sede: Arena olímpica do Rio
Competidores: 12 equipes (oito melhores vão à final)
Favoritos ao ouro:  Japão |  Grã Bretanha
Candidatos a medalha:  China |  Rússia |  Estados Unidos
 Brasil: Possui equipe

Na disputa por equipes o Japão tem o fator Uchimura, mas ele não dá garantia de medalha de ouro para os japoneses. Apesar do bom grupo que tem, eles terão a ameaça da equipe britânica, que fez um ótimo mundial e por pouco não ficou com título por equipes. Correndo por fora, estarão as equipes dos Estados Unidos, Rússia e China.

O Brasil vai mandar uma equipe masculina pela primeira vez e espera ao menos fazer uma boa participação. Ir a final por equipes, feito já alcançado no mundial de 2015,  já será um grande feito para Arthur Zanetti, Diego Hypólito, Arthur Nory, Sérgio Sasaki e Francisco Barreto (reserva).

Salto
Datas: 06/08 (qualificação) e 15/08 (Final)
Sede: Arena Olímpica do Rio
Competidores: 8 atletas (máximo de 2 por país)
Favorito ao ouro:  Se-gwang Ri
Candidatos a medalha:  Marian Dragulescu |  Jacob Dalton |  Ihor Radivilov |  Kenso Shirai
 Brasil: Sérgio Sasaki

Nesse aparelho o favorito não vem dos grandes centros de ginástica. O norte coreano Se-gwang Ri. Já veterano para os padrões da ginástica, 31 anos, Ri é o bicampeão mundial do salto sobre a mesa e tem grandes chances de manter a hegemonia no aparelho. O romeno Marian Dragulescu é quem tem mais chances de roubar esse ouro do norte coreano, com Ihor Radilov correndo por fora.

Sérgio Sasaki é que tem melhores resultados no salto, sendo este aparelho a sua especialidade. Sasaki também tem chances de surpreender nessa prova, após longo tempo inativo por causa de contusão, voltou a competir em 2016 e a expectativa é que surpreenda nos jogos

Solo
Datas: 06/08 (qualificação) e 14/08 (Final)
Sede: Arena Olímpica do Rio
Competidores: 8 atletas (máximo de 2 por país)
Favorito ao ouro:  Kenso Shirai
Candidatos a medalha:  Rayderley Zapata |  Max Whitlock |  Denis Ablyazin |  Diego Hipólito |  Shudi Deng
 Brasil: Diego Hypólito

Aqui o favorito é outro japonês. Kenso Shirai aniquilou a concorrência no mundial de 2015 e pinta como favorito ao ouro no solo. Dele para baixo, o equilíbrio é grande, com nomes como Max Whitlock e o espanhol Rayderley Zapata brigando por medalhas.

Diego Hypólito vai ter sua última chance de sair com uma medalha olímpica em sua especialidade, o solo. Diego, que vai disputar sua terceira olimpíada, já não tem o mesmo favoritismo de outrora, mas uma boa apresentação no solo pode lhe garantir uma medalha que é esperada por ele desde Pequim 2008

Cavalo Com Alças
Datas: 06/08 (Qualificação) e 14/08(Final)
Sede: Arena Olímpica do Rio
Competidores: 8 atletas (máximo de 2 por país)
Favorito ao ouro:  Max Whitlock |  Louis Smith
Candidatos a medalha:  Harutyun Merdinyan |  Vid Higvedi |  Oleg Verniaiev |  Filip Ude
 Brasil: Sérgio Sasaki

Nesse aparelho, a disputa pelo ouro deve ser caseira, com os britânicos Max Whitlock e Louis Smith brigando pelo ouro. Foi assim no último mundial , com os adversário ficando bem abaixo dele. Correndo por medalha, nomes como Oleg Verniaiev  e o armênio Harutyun Merdinyan.

O Brasil não tem um especialista na função, mas o nosso ginasta mais completo é Sérgio Sasaki, e quem deve se sair melhor nessa prova, mas com os poréns já citados acima, por causa da grave contusão que teve e do longo período parado se recuperando. Voltou esse ano até com um bom resultado nesse aparelho em etapas de copa do Mundo, mas ela não é sua prova principal.

Argolas
Datas: 06/08 (Qualificação) e 15/08(Final)
Sede: Arena Olímpica do Rio
Competidores: 8 atletas (máximo de 2 por país)
Favoritos ao ouro:  Arthur Zanetti |   Eleftherios Petrounias |  Hao You
Candidatos a medalha:  Yang Liu |  Samir Ait Said |  Denis Ablyazin
 Brasil: Arthur Zanetti

Zanetti é a maior esperança de medalha brasileira na ginástica foto: Getty images

Arthur Zanetti é o atual campeão olímpico, mas ele terá vida duríssima para lutar pelo bi. Além dos chineses Hao You e Yang Liu, o grego Eleftherios Petrounias fez um ótimo ciclo olímpico e serão duros adversários do brasileiro. Zanetti sabe da dificuldade, mas disputar a competição em casa pode ser o diferencial para o brasileiro garantir o ouro e o bi olímpico.

Barras Paralelas
Datas: 06/08 (qualificação) e 16/08(Finais)
Sede: Arena olímpica do Rio
Competidores: 8 atletas (máximo de 2 por país)
Favoritos ao ouro:  Hao You |  Oleg Verniaiev
Candidatos a medalha:  Oleg Stepko |  Shude Deng |  Manrique Larduet
 Brasil: Sérgio Sasaki

Essa é outro aparelho que Hao You deve brigar pelo ouro, mas ele terá um adversário duro, Vernyayev, que por pouco não tomou o título mundial de You em 2015. além deles, o Azerbaijano Oleg Stepko tem bosa chances de medalhar. O Brasil não tem um especialista na prova e muito provavelmente não terá nenhum finalista no aparelho.

Barra Horizontal
Datas: 06/08 (qualificação) e 16/08(Finais)
Sede: Arena olímpica do Rio
Competidores: 8 atletas (máximo de 2 por país)
Favoritos ao ouro:  Kohei Uchimura |  Epke Zonderland
Candidatos a medalha:  Artur Nory |  Manrique Larduet |  Danell Leyva
 Brasil: Artur Nory

Essa é a prova que Uchimura domina também e é um dos favoritos ao ouro. Só que esse não deverá ser mais fácil do que o do individual geral, pois ele um adversário forte nesse aparelho, que é o holandês Epke Zonderland, que já venceu o japonês e foi campeão mundial em 2014, além disso, Zonderland é o atual campeão olímpico e vai lutar pelo bi.

Na briga pela medalha junto com Manrique Laudret e o americano Danell Leyva, está Arthur Nory, que tem boas chances de medalha no aparelho, já que ficou em quarto no último mundial.Se conseguir manter o bom resultado do ano passado, vem para brigar ao menos pelo bronze.

Feminino

Individual Geral
Datas: 07/08 (qualificação) e 11/08(Finais)
Sede: Arena olímpica do Rio
Competidores: 24 atletas (máximo de 2 por país)
Favoritas ao ouro:  Simone Biles |  Gabby Douglas
Candidatas a medalha:  Chungsong Shang |  Giulia Streingruber |  Mai Murakami |  Aliya Mustafina,
Brazil Brasil: Flávia Saraiva e Rebeca Andrade

Rio 2016 deverá ser conhecida como a olimpíada de Simone Biles foto: USA Today

Simone Biles é o nome a ser batido na ginástica feminina, ela até tem uma hegemonia maior do que Uchimura tem no masculino. A única adversária que pode bater Biles é sua compatriota Gabby Douglas, atual campeã olímpica do individual geral. Mas Gabby tem que estar em um dia excepcional para derrotar Biles, de 19 anos, que parece ser de outro planeta.

Entre as brasileiras, quem tem a melhor chance de chegar a final do individual é a brasileira Flávia Saraiva, que tem boas atuações em todos os aparelhos, mas deve ser difícil lutar por medalhas. Flavinha pode despontar e brilhar no próximo ciclo e ter boas chances de medalha em Tóquio. Rebeca Andrade teve o ciclo olímpico prejudicado por uma lesão, e vem para provar que está totalmente recuperada. Tem boas chances de se classificar à final também

Geral Por Equipes
Datas: 07/08 (qualificação) e 09/08(Finais)
Sede: Arena olímpica do Rio
Competidores:  12 equipes (oito melhores vão à final)
Favorita ao ouro:  Estados Unidos
Candidatada a medalha:  China |  Rússia |  Grã Bretanha
 Brasil: Possui equipe

Nem tem discussão, os Estados Unidos tem duas ginastas que são as mais completas do mundo e só por isso, o ouro por equipes é praticamente certo. A luta em si será do segundo e terceiro lugares, Com a China com vantagem para levar a prata. Rússia e Grã Bretanha devem brigar pelo o bronze.

O Brasil tem chances de chegar a final olímpica, pois tem uma seleção com nomes como Jade Barbosa, Daniele Hypólito, Flávia Saraiva e Rebeca Andrade, mas avançar mais e lutar por medalha é um sonho ainda muito distante para ginastas brasileiras.

Salto
Datas: 07/08 (qualificação) e 14/08(Finais)
Sede: Arena olímpica do Rio
Competidores: 8 atletas (no máximo 2 por país)
Favorita ao ouro:  Un-Jong Hong |  Maria Paseka
Candidatas a medalha:  Simone Biles |  Dipa Karmakar |  Ellie Dowie
 Brasil: Jade Barbosa

Aí uma prova que Simone Biles não é franca favorita. Mas Briga por medalha. As favoritas ao ouro nessa prova são a norte Coreana Un-Jong Hong, ouro nesse aparelho em Pequim e a russa Maria Paseka, atual campeã mundial. Biles corre por fora nessa prova, ao lado da britânica Ellie Dowie

A ginasta brasileira que tem melhores resultados no salto é Jade Barbosa, que teve um ciclo olímpico muito complicado, por causa de todas as contusões sofridas. Mas se provar que está em plena forma, recuperada das lesões e encaixar o salto certo, pode se classificar a final e quem sabe, brigar por medalhas.

Barras Assimétricas
Datas: 07/08 (qualificação) e 15/08(Finais)
Sede: Arena olímpica do Rio
Competidores: 8 atletas (no máximo 2 por país)
Favoritas ao ouro:  Yilin Fan |  Daria Spiridinova |  Madison Kocian
Candidatas a medalha:  Gabby Douglas |  Rebecca Dowie
 Brasil: Rebeca Andrade

Essa prova promete ser tão equilibrada quanto no mundial de 2015, quando quatro ginastas empataram no primeiro lugar. Das quatro, apenas uma não vai aos jogos e a expectativa é que Yilin Fan, Daria Spiridinova e Madison Kocian subam ao pódio, em degraus diferentes dessa vez. Gabby Douglas e Rebecca Dowie correm por fora na luta por medalha nesse aparelho.

Rebeca Andrade é a brasileira com melhores resultados no aparelho. ela vai bem em etapas de Copas do Mundo, onde nem sempre vão os principais atletas. ela que ficou de fora do mundial de 2015 por contusão, terá sua prova de fogo para mostrar seu potencial e tentar ir a final olímpica do aparelho.

Trave de Equilíbrio
Datas: 07/08 (qualificação) e 15/08(Finais)
Sede: Arena olímpica do Rio
Competidores: 8 atletas (no máximo 2 por país)
Favoritas ao ouro:  Simone Biles
Candidatas a medalha:   Sanny Wevers |  Pauline Schafer |  Aliya Mustafina
 Brasil: Daniele Hypólito e Flávia Saraiva

Simone Biles é quase imbatível nesse aparelho e é o nome a ser batido na prova. Mas Biles só perde esse ouro para ela mesmo, nesse aparelho que é um dos mais difíceis. Sanny Wevers, Pauline Schafer e Aliya Mustafina devem brigar pela prata e o bronze.

No Brasil, ao longo da história Daniele Hypólito é que tem os melhores resultados no aparelho, mas Flávia Saraiva vem tomando o posto de Daniele como melhor ginasta brasileira no aparelho. Ao menos uma delas deve ir a final olímpica o que já será um grande feito e depois, o que vier é lucro.

Solo
Datas: 07/08 (qualificação) e 16/08(Finais)
Sede: Arena olímpica do Rio
Competidores: 8 atletas (no máximo 2 por país)
Favoritas os ouro:  Simone Biles
Candidatas a medalha:  Chunsong Shang |  Aliya Mustafina |  Sae Miyakawa
 Brasil: Flávia Saraiva

Outra prova que Simone Biles domina, aliando graça nos movimentos e uma explosão incrível para efetuar saltos espetaculares. Nessa prova, se o ouro não for da americana, será uma zebra e tanto. As adversárias que vão lutar pelas outras medalhas, são as chinesas Chusong Shang, Aliya Mustafina e Sae Miyakawa.

A Pequenina Flávia Saraiva tem feito ótimas atuações no Solo e pode surpreender. Foto: CBG/Divulgação

Flávia Saraiva tem tido ótimos resultados no solo em etapas de copa do mundo nesse ano e pode surpreender nessa prova, pintando em mais uma final olímpica. Brigar por medalha é um sonho distante, mas não impossível nessa prova em que as ginastas brasileiras se saem tão bem.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar